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Caso de sucesso - Tiê Moda Sustentável

Grife mineira faz moda sustentável, atemporal e exclusiva

Grife mineira faz moda sustentável, atemporal e exclusiva

Por Vanessa Brito

Uma moda casual e atemporal para o clima brasileiro, que praticamente possui duas estações: verão e inverno. Consumo e produção responsáveis estão presentes em todas as peças nas araras da loja. As roupas são feitas em algodão, malhas, sarjas recicladas, tecidos com fibras naturais e fios biodegradáveis. Sapatos veganos são de resíduos de persiana.

O conceito de upcycling (criação de algo novo e melhor a partir de itens antigos) está nos acessórios exclusivos e desenvolvidos por parceiros locais. Os materiais vão da corda poliéster de pet, contas para colares de embalagens de xampu a resíduos de madeira da oficina de um lutiê, que são transformados em armações de óculos. Tudo com design, bom gosto e exclusividade. As peças não são produzidas em série.

Estas são as características da Tiê Moda Sustentável, uma marca e loja de Belo Horizonte, que tem foco na sustentabilidade, criatividade e parcerias locais. “Não criamos coleções para as estações como o mercado trabalha normalmente: verão, alto verão, outono-inverno.  Nossas peças servem para o ano inteiro”, explica Emanuelle Carvalho, designer e uma das proprietárias da marca. Vivian Vidal Carvalho Silva, sua sogra, é sócia do empreendimento.

Básica e exclusiva   

A grife belo-horizontina trabalha com peças-coringas em cores básicas, que inspiram looks diferentes e personalizados. “Quando o cliente entende que não é tão difícil ser sustentável, é só ter cuidado com os processos de produção, a gente conquista pela qualidade e design. Também acreditamos na autoexpressão da clientela, que se torna autora de sua própria moda”, afirma Emanuelle.

O carro-chefe da grife é o vestido Manacá em linho básico reto e chic para diversas ocasiões, bastando adequar os acessórios (tênis ou sapato de salto) e a sobreposição em várias cores.  A ideia é sempre oferecer roupas duráveis para gerar menos resíduo e descarte. “A Tiê Moda Sustentável permite a criatividade e é ótima para o clima quase sempre quente em todas as Regiões do país”, enfatiza a empresária.

A produção mensal é de mil peças/mês. A clientela é principalmente feminina, mas também atende os públicos masculino (camisetaria e Tshirts ) e infantil. No momento, a marca também está comercializando objetos de uso pessoal: canudos de inox (para evitar os de plástico) que podem compor um kit - com jogo americano, canudo, copo, guardanapo e talher para refeições fora de casa, feitos com as sobras de tecido das roupas.

De acordo com a demanda da clientela, são criadas outras soluções, por exemplo as cápsulas chamadas ‘Filhotes do Bem’ contendo roupas infantis feitas de retalhos (camiseta, colete, vestidos, etc), todas diferentes umas das outras. Esta coleção tem o objetivo de ensinar sustentabilidade, desde cedo, às crianças.

Estudantes de moda frequentam a loja. As proprietárias acreditam que são exemplo para uma geração mais consciente. A moda sustentável é um mercado que cresce na medida em que as pessoas se conscientizam das questões ambientais e sociais. Os consumidores mudaram muito, nos últimos anos, e estão dando mais valor às marcas menores do que aos grandes magazines, observam.

Compromisso

A grife trabalha os três pilares da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental.  Os parceiros que produzem acessórios de moda (óculos, bolsas, bijuterias, etc, feitos geralmente de resíduos naturais e materiais reutilizáveis) são da região metropolitana de Belo Horizonte.

E por não precisarem percorrer longas distâncias até a loja, os produtos geram menos custos de logística e bem menos emissões de CO2. “Temos de começar pelo desenvolvimento local, com quem está perto da gente e porque também otimiza custos e reduz impactos ambientais”, enfatiza a empresária. Eles são chamados de ‘parceiros de alma’ e também estão comprometidos com a sustentabilidade.

“Praticamos comércio justo com os parceiros e conseguimos bom preço para o consumidor final, pois não há intermediários entre nós. Por conta de todo este cuidado, diminuímos os custos das peças”, acrescenta. A busca por profissionais de moda como costureiras, modelistas e pesquisa de tecidos ecológicos é constante e abrange todo o país, informa
Emanuelle.

Social

Um dos ‘parceiros de alma’ desenvolve projeto na Penitenciária Feminina Estevão Pinto, onde as reeducandas produzem acessórios com estampas coloridas e são remuneradas. As peças coloridas são ótimos complementos para a moda clean e básica da Tiê.

Ao contrário de grandes grifes que produzem roupas e diversos tipos de acessórios, a marca adota o caminho oposto. “Não precisamos produzir de tudo. Há tantos artistas e produtores aqui perto. Damos oportunidade para eles na loja. A gente abraça o nosso local”.

Consumo responsável

Emanuelle conta que as clientes entram na loja e acabam tendo uma experiência de consumo responsável. Fazem perguntas, querem conhecer os materiais, a origem deles, quem os produz, entre outros detalhes. É comum passarem algum tempo conversando e aprendendo práticas sustentáveis. O atendimento acaba sendo diferenciado. As clientes se tornam amigas e há muita troca de informações sobre iniciativas e projetos sustentáveis, que acontecem em Belo Horizonte e região.

“No início, as pessoas chegavam à loja e achavam que iam encontrar uma moda hippie, alternativa ou natureba. Quando conhecem nossas propostas e produtos, conhecem a moda contemporânea que fazemos”, comenta. “Nossa cliente é uma mulher mais madura e que é muito consciente de si e de sua representatividade, usa roupa larga sendo magra, sem preocupação de ser taxada disso ou daquilo”, acrescenta.

A conscientização sobre o descarte de resíduos têxteis (a indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, só fica atrás da petrolífera) é destaque nas conversas com as consumidoras. Todas as peças têm tags, informando que são sustentáveis, o algodão é orgânico, sua origem e se é fruto de projetos sociais.

Prêmio

A Tiê Moda Sustentável ficou em segundo lugar no concurso Ready To Go de novas marcas do evento Minas Trend  Preview 2016.  As peças apresentadas eram das linhas geometropolic, centros urbanos, street wear e esportes com tecidos pet e fios biodegradáveis.

De franqueada a marca própria

Emanuelle e Vivian iniciaram a loja, em 2014, como fraqueada da marca paulista Tiê Moda Ecológica, que trabalhava com reciclagem, pesquisa de materiais e vários conceitos nos quais acreditavam. Um casal de SP era proprietário da franquia, mas abriu mão do projeto e as duas abraçaram a causa.  Em 2015, mudaram o nome para Tiê Moda Sustentável. Elas chegaram a ter loja em SP e RJ.  Hoje, contam apenas com a loja na Savassi, importante polo comercial e de moda da zona sul de BH.

“Somos uma empresa familiar preocupada com o futuro do planeta. Esta preocupação está na família há gerações”, conta Emanuelle. Hoje, a marca tem revendedores no Rio e Porto Seguro (BA), é divulgada nas redes sociais (Instagram e Whatsapp), possui loja on line, mas as proprietárias fazem questão de ter loja física.

A equipe da Tiê Moda Sustentável e integrada por seis pessoas e algumas funções são terceirizadas. “A gente lança peças e vai encaixando nas araras, não dá nome para a coleção. Estamos sempre antenadas em tudo que está acontecendo no mercado. Nossas peças são versáteis”, conclui Emanuelle. (http://tiemaisum.com.br/ )

 

 

 

  • Quinta-feira, 4 de Abril de 2019

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