Notícias

Comemoração e lançamento

Sebrae e Portocarrero comemoram troféus conquistados em Londres e lançam livro

Sebrae e Portocarrero comemoram troféus conquistados em Londres e lançam livro

Por Assessoria de imprensa CSS

CUIABÁ - Foi uma manhã de reconhecimento, agradecimentos e emoções, especialmente para o arquiteto e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutor em habitações indígenas brasileiras, José Afonso Botura Portocarrero. Ele é o autor do projeto arquitetônico do edifício-sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que conquistou, na terça-feira passada (6), em Londres, dois troféus de um dos mais respeitados prêmios de construções sustentáveis do mundo, o Breeam Awards 2018.

Os dois troféus foram: Melhor Construção Sustentável das três Américas, segundo júri técnico da Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa responsável selo Breeam e premiação; Melhor Construção Sustentável entre todas as edificações que concorreram  na premiação, de acordo com os votos digitais do júri popular de 77 países.

Cerca de 80 convidados e profissionais da imprensa mato-grossense prestigiaram o evento no Centro, que comemorou as conquistas do Centro Sebrae de Sustentabilidade e lançou a segunda edição do livro “ Habitação - Tecnologia Indígena em Mato Grosso– Habitação”, de autoria de Portocarrero.

A primeira edição da publicação foi lançada em 2010 e se esgotou rapidamente. A reedição do livro já estava programada pelo Sebrae MT, antes do CSS se tornar finalista do certame internacional.

“Este livro é parte de minha tese de doutorado, defendida em 2006 na Universidade de São Paulo (USP). Meu orientador foi o arquiteto e professor Carlos Zibel”, se recorda Portocarrero. A tese e o livro surgiram de sua participação na pesquisa nacional da UFMT, coordenada pela professora e antropóloga Fátima Roberto, que tinha o objetivo de construir casas de saúde para indígenas nas aldeias em todo o país. Portocarrero conta que separou a parte de habitações e fez o livro.

Prêmio

Sobre os troféus conquistados no Breeam Awards, o arquiteto disse que o fato de o Sebrae ter construído um prédio baseado no conhecimento indígena, coloca a arquitetura indígena em destaque em nível internacional.  “O prédio do CSS é capaz de emitir signos”, resume.

O último capítulo da nova edição da publicação mostra como foi aplicado o conhecimento no prédio premiado. “Foi uma grande emoção terem escolhido o prédio do Centro como vencedor por uma instituição tão respeitada e a mais antiga do mundo em construções sustentáveis”, afirmou. A segunda edição foi feita em português e inglês.

 Desenho

O desenho das habitações indígenas é a tecnologia que a humanidade precisa aprender com a cultura ancestral dos povos do Xingu e da Amazônia, segundo Portocarrero. O espaço aberto, sem divisões físicas, como eles constroem suas casas equivale aos lofts muito usados hoje em dia. As divisões são virtuais, não há paredes internas, segundo ele. Cada área é destinada aos homens ou à vida social ou às mulheres e crianças. Todos sabem disso e não há necessidade de paredes, explica o professor e arquiteto.

O formato ogival que enfrenta vendavais e tempestades possui muita sabedoria. Nunca se ouviu falar que uma aldeia indígena tenha sido arrasada por ventos e chuvas, citou como exemplo. As habitações dos índios brasileiros convivem muito bem com a natureza e os eventos naturais.

O conforto térmico no interior das casas indígenas é surpreendente. “Eles fazem a cobertura com várias camadas de palha. A casa respira. O desenho leva o calor a se concentrar no teto. É um desenho inteligente, que promove a tiragem térmica”, afirmou durante seu discurso emocionado.

“Este desenho estava aqui perto. Tive o prazer de ver tudo isto”, falou aos presentes. Portocarrero agradeceu o apoio da esposa, dos filhos, dos pais já falecidos e dedicou os dois troféus à  Rondon e aos povos indígenas brasileiros.

O livro “Habitação – Tecnologia Indígena em Mato Grosso” está à venda no Sebrae MT por R$ 50. Interessados podem ligar no 0800 570 0800/ (65) 3648.1215/ 5277 / 5281 para comprar.

 

Mais informações: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

Ou pelos telefones: (65) 3648.1215/ 5281/ 5277

 

 

  • Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
  • livro