Notícias

Lixo

Cuiabá terá Semana Lixo Zero

Cuiabá terá Semana Lixo Zero

Por Vanessa Brito

Cuiabá participará pela primeira vez da Semana Lixo Zero, uma iniciativa do Instituto Lixo Zero (ILZ), organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos e pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

O lançamento da Semana Lixo Zero, que convocará mobilização e debates em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos, será no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade, na segunda-feira (22), às 19h.  A Semana do Lixo Zero será realizada no período de 22 a 27 de outubro. Diversas atividades integram a programação da Semana Lixo Zero, que é aberta e gratuita.

"A Semana do Lixo Zero será uma oportunidade para que o tema fique em evidência. É preciso uma mudança de atitude da população e uma melhora nos serviços públicos. O lixo é um problema compartilhado com solução também compartilhada”, afirma Jean Peliciari, diretor do projeto Teoria Verde e embaixador da Semana Lixo Zero em Cuiabá.

Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível administrar de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, reduzindo o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Santos e Joinville.

A campanha LEV-Local de Entrega Voluntária (recebimento de celulares, computadores, baterias, pilhas) também será lançada no evento da segunda-feira no CSS. Estão confirmadas as presenças de: André Baby, secretário de Estado do Meio Ambiente; José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá; Junior Leite, secretário de 300 Anos de Cuiabá; Fabrício Magreiter, presidente do Sindirecicle; Benildo Valério, presidente da Associação de Engenheiros Sanitaristas do Estado de Mato Grosso; e Thiago Pegorini, da Ecodescarte Reciclagem de Eletrônicos.

O que é o conceito Lixo Zero?

O conceito Lixo Zero objetiva o máximo de reaproveitamento, o correto encaminhamento dos resíduos reciclados e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento desses materiais para aterros sanitários ou incineração. 

 Neste ano, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

Parceiros da Semana Lixo Zero

Instituto Lixo Zero, Teoria Verde, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso, Grupo Bom Futuro, Sicoob, Lebrinha, Ecodescarte, Aesa, Espaço Nassar, Luxo sem Lixo, Verde Vivo, Ampara, Projeto Paz e Bem, e Nação Verde.

Programação intensa

Várias atividades serão realizadas em espaços públicos, como a Intervenção Achados e Perdidos na Praça da República, na terça-feira (23). Palestras educativas serão ministradas em creche e escola municipais. Na sexta (26), será realizada visita guiada ao lixão de Cuiabá. No domingo (28), a Semana Lixo Zero será encerrada com caminhada na trilha ecológica do Rio Casca e banho na Cachoeira Martinha, coordenados pela Bravo Ecoturismo, em Chapada dos Guimarães, das 10h às 18h.  Programação inteira e inscrições estão no link: https://goo.gl/MYFdrJ  

 

Mais informações: (65) 99910.5369 (Teoria Verde) / 3648.1215 (CSS)

 

 

  • Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018