Notícias

Visita

Palestrantes convidados do Fomenta MT visitam CSS

Palestrantes convidados do Fomenta MT visitam CSS

Por Vanessa Brito

O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) já se tornou uma atração como projeto arquitetônico e laboratório vivo de boas práticas sustentáveis da construção civil, para pessoas que chegam em Cuiabá para cumprir agenda profissional, de negócios ou de turismo.

Nesta manhã (28), o centro recebeu a visita de cinco palestrantes do Fomenta MT 2017, evento realizado pelo Sebrae MT, hoje e amanhã: a dinamarquesa Britta Thomsen,  professora da Copenhagen Business Scholl nas áreas de soluções digitais e smart cities e ex-deputada do Parlamento Europeu; o português Valter Ferreira, presidente da Update Cities, que atua na Europa, Brasil, China e Estados Unidos, desenvolvendo estratégias e programas de modernização administrativa de municípios e engajamento dos cidadãos; João Luiz da Silva Junior, secretário de Turismo , Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda (PE); Claudio Nascimento, vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas; e Maria Fernanda Bermudez, secretária do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Porto Alegre (Inovapoa).

Thomsen achou muito interessante as microusinas fotovoltaicas do CSS e Sebrae MT e os materiais usados na construção do prédio do centro. “Este edifício é muito bom para demonstrar o que é energia renovável e  economia circular. A maneira de reusar materiais na construção pode ser um modelo para o Brasil. Tenho a sensação de que tudo está certo aqui”, disse ela. A professora vai mostrar como os sistemas de comunicação digital podem melhorar a eficiência da administração das cidades e a interação com os cidadãos no Fomenta MT.

Ferreira também vai falar sobre como a tecnologia pode ajudar as cidades, inclusive a se tornarem mais humanas. Em relação ao prédio do CSS, a captação de águas de chuva foi o destaque para ele.  “Sou fervoroso adepto da captação da água das chuvas. Acho um absurdo usarmos água potável em banheiros”, justificou.  Ele gostou muito da forma ogival do edifício e disse que os indígenas sabem ocupar territórios. “Eles sabem construir sem excluir ou segregar. Fazem uma casa para todos habitarem”, ressaltou.

Os dois participarão do painel internacional Cidades Inteligentes, amanhã (29), das 13h30 às 15h30, no Centro de Eventos do Pantanal.  Eles vão compartilhar experiências na transformação das cidades que integram e conectam governos e sociedade.

João Luiz e Maria Fernanda estarão no painel Cidades Inteligentes e Humanas: Experiências do Brasil. Também participarão: Dario Medeiros, assessor especial e secretário adjunto de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Parnamirim (RN); e Fábio Marciano de Moraes, da Favelar, empreendimento que desenvolve projetos de arquitetura e executa reformas integrando soluções sustentáveis, em habitações de favelas e comunidades periféricas em Mesquita (RJ). Este painel será moderado por Cláudio Nascimento.

Mais informações do Fomenta MT: www.mt.sebrae.com.br

  • Terça-feira, 28 de Novembro de 2017