Notícias

Visita oficial

Ministro interino do Meio Ambiente visita o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Ministro interino do Meio Ambiente visita o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Por Vanessa Brito

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) recebeu, nesta manhã (7), a visita do ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte, que veio acompanhado por comitiva integrada pelo presidente-substituto e diretor de Fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, e diretores de diferentes áreas do Ministério do Ambiente e Ibama.

Esta foi a primeira visita oficial do atual ministro do Meio Ambiente ao Mato Grosso. Duarte substituiu José Sarney Filho, que comandava a pasta até cerca de um mês atrás e entregou o cargo para se candidatar ao Senado Federal pelo Maranhão.

"Não poderia vir a Cuiabá e deixar de conhecer essa construção que é uma referência para o mundo em sustentabilidade e que mostra a capacidade inovadora do brasileiro", declarou o ministro.

Edson Duarte é de Juazeiro (BA), foi vereador em sua cidade, depois atuou como deputado estadual por dois mandatos e deputado federal, também por dois mandatos. É vice-presidente do Partido Verde e membro de diversas comissões nacionais de meio ambiente e sustentabilidade. No MMA, foi secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e secretário-executivo, tendo atuado como ministro substituto por diversas vezes.

A diretora-superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins, recepcionou Duarte e comitiva no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e os acompanhou à visita ao CSS. Vários políticos mato-grossenses também participaram da visita ao Centro. Depois da visita, eles seguiram para reunião com o governador Pedro Taques no Palácio Paiaguás.

Boas-vindas

José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso, deu as boas-vindas ao ministro e comitiva no auditório do CSS. Gerentes e gestores de projetos da instituição também participaram da recepção a Edson Duarte. A diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, acompanhou a visita do ministro.

O superintendente do Sebrae MT e idealizador do Centro apresentou ao ministro Duarte a importância dos pequenos negócios na consolidação do desenvolvimento sustentável do Brasil. “São doze milhões de micro e pequenas empresas no país. Em recente pesquisa do CSS, que ainda será lançada, foi possível verificar que muitas delas já aplicam princípios e boas práticas sustentáveis em seus negócios, porém às vezes sem saber”, afirmou.

“Se as empresas não forem sustentáveis, como serão competitivas?”,  questionou José Guilherme. A sustentabilidade é hoje exigência dos consumidores, no momento da compra, dos artistas e das mídias em geral, acrescentou. “Crianças e jovens pressionam para que isto aconteça e geram a conscientização das famílias”, citou. Não há inovação sem sustentabilidade, enfatizou.

Conhecimento e conteúdos

A gerente do CSS, Suênia Sousa, apresentou informações sobre a atuação do Centro, ao longo de sete anos de atividades. Vídeos sobre uma empresa sustentável da Amazônia, apoiada pelo Sebrae, e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), feito pelo Centro, foram projetados.

Ela esclareceu ao ministro e comitiva que a missão do CSS é produzir e distribuir conhecimento sobre sustentabilidade para o Sistema Sebrae e pequenos negócios do país. Também explicou como funciona a governança do Centro e a recente instalação do Comitê de Especialistas, constituída por personalidades renomadas no campo da sustentabilidade, que já estão subsidiando os trabalhados do CSS.

Suênia informou que a equipe multidisciplinar do Centro junto a consultores especializados e credenciados do Sistema Sebrae produziram, até o momento, mais de 480 conteúdos em diferentes formatos, como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos de tendências, relatórios de inteligência, casos de sucesso, entre outros, que estão acessíveis no portal do Centro: www.sustentabilidade.sebrae.com.br Todos voltados à inclusão do grande setor dos pequenos negócios (99% das empresas brasileiras são micro e pequenas empresas) na chamada ‘nova economia’.

Em seguida, a gerente e José Afonso Botura Portocarrero, autor do projeto arquitetônico do Centro, baseado nas casas indígenas do povo Yawalapiti, conduziram o ministro e comitiva em um rápido tour pelo prédio e às duas microusinas solares fotovoltaicas do Sebrae MT, implantadas no estacionamento.

MMA e pequenos negócios

 “Trabalhar com os pequenos negócios é nossa prioridade. É fundamental para consolidar de fato o desenvolvimento sustentável brasileiro”, disse o ministro. Duarte falou que era sua primeira visita como ministro ao Estado de Mato Grosso e que escolheu que seria ao Centro Sebrae de Sustentabilidade. “Seria assinado um acordo aqui, hoje, mas devido a questões e agenda não foi possível. Assinaremos acordo com o Sebrae, nos próximos dias, em Brasília”, informou o ministro.

“Para essa assinatura, precisava vir aqui antes”, justificou. “O Centro Sebrae Sustentabilidade traz ao ambiente de negócio a oportunidade de conhecer um espaço novo, que daqui para frente é mais do que necessário”, salientou.

Ele declarou que o momento de construir o país do futuro já chegou. O ministro ressaltou a importância do Brasil no mundo como produtor de alimentos, reconhecendo a relevância do setor agropecuário e madeireiro de Mato Grosso nesse contexto. 

“Vamos construir esta grande nação por meio da parceria entre o setor produtivo e o meio ambiente, não há outro caminho”, afirmou. “ Sinto-me orgulhoso como brasileiro ao conhecer este Centro. Em Mato grosso está uma parte grande do Brasil que dá certo”, concluiu Edson Duarte.

 

Mais informações:

Assessoria de imprensa do Centro Sebrae de Sustentabildiade: (65) 3648.1215

 

  • Terça-feira, 8 de Maio de 2018