Notícias

Visita oficial

Ministro interino do Meio Ambiente visita o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Ministro interino do Meio Ambiente visita o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Por Vanessa Brito

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) recebeu, nesta manhã (7), a visita do ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte, que veio acompanhado por comitiva integrada pelo presidente-substituto e diretor de Fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, e diretores de diferentes áreas do Ministério do Ambiente e Ibama.

Esta foi a primeira visita oficial do atual ministro do Meio Ambiente ao Mato Grosso. Duarte substituiu José Sarney Filho, que comandava a pasta até cerca de um mês atrás e entregou o cargo para se candidatar ao Senado Federal pelo Maranhão.

"Não poderia vir a Cuiabá e deixar de conhecer essa construção que é uma referência para o mundo em sustentabilidade e que mostra a capacidade inovadora do brasileiro", declarou o ministro.

Edson Duarte é de Juazeiro (BA), foi vereador em sua cidade, depois atuou como deputado estadual por dois mandatos e deputado federal, também por dois mandatos. É vice-presidente do Partido Verde e membro de diversas comissões nacionais de meio ambiente e sustentabilidade. No MMA, foi secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e secretário-executivo, tendo atuado como ministro substituto por diversas vezes.

A diretora-superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins, recepcionou Duarte e comitiva no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e os acompanhou à visita ao CSS. Vários políticos mato-grossenses também participaram da visita ao Centro. Depois da visita, eles seguiram para reunião com o governador Pedro Taques no Palácio Paiaguás.

Boas-vindas

José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso, deu as boas-vindas ao ministro e comitiva no auditório do CSS. Gerentes e gestores de projetos da instituição também participaram da recepção a Edson Duarte. A diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, acompanhou a visita do ministro.

O superintendente do Sebrae MT e idealizador do Centro apresentou ao ministro Duarte a importância dos pequenos negócios na consolidação do desenvolvimento sustentável do Brasil. “São doze milhões de micro e pequenas empresas no país. Em recente pesquisa do CSS, que ainda será lançada, foi possível verificar que muitas delas já aplicam princípios e boas práticas sustentáveis em seus negócios, porém às vezes sem saber”, afirmou.

“Se as empresas não forem sustentáveis, como serão competitivas?”,  questionou José Guilherme. A sustentabilidade é hoje exigência dos consumidores, no momento da compra, dos artistas e das mídias em geral, acrescentou. “Crianças e jovens pressionam para que isto aconteça e geram a conscientização das famílias”, citou. Não há inovação sem sustentabilidade, enfatizou.

Conhecimento e conteúdos

A gerente do CSS, Suênia Sousa, apresentou informações sobre a atuação do Centro, ao longo de sete anos de atividades. Vídeos sobre uma empresa sustentável da Amazônia, apoiada pelo Sebrae, e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), feito pelo Centro, foram projetados.

Ela esclareceu ao ministro e comitiva que a missão do CSS é produzir e distribuir conhecimento sobre sustentabilidade para o Sistema Sebrae e pequenos negócios do país. Também explicou como funciona a governança do Centro e a recente instalação do Comitê de Especialistas, constituída por personalidades renomadas no campo da sustentabilidade, que já estão subsidiando os trabalhados do CSS.

Suênia informou que a equipe multidisciplinar do Centro junto a consultores especializados e credenciados do Sistema Sebrae produziram, até o momento, mais de 480 conteúdos em diferentes formatos, como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos de tendências, relatórios de inteligência, casos de sucesso, entre outros, que estão acessíveis no portal do Centro: www.sustentabilidade.sebrae.com.br Todos voltados à inclusão do grande setor dos pequenos negócios (99% das empresas brasileiras são micro e pequenas empresas) na chamada ‘nova economia’.

Em seguida, a gerente e José Afonso Botura Portocarrero, autor do projeto arquitetônico do Centro, baseado nas casas indígenas do povo Yawalapiti, conduziram o ministro e comitiva em um rápido tour pelo prédio e às duas microusinas solares fotovoltaicas do Sebrae MT, implantadas no estacionamento.

MMA e pequenos negócios

 “Trabalhar com os pequenos negócios é nossa prioridade. É fundamental para consolidar de fato o desenvolvimento sustentável brasileiro”, disse o ministro. Duarte falou que era sua primeira visita como ministro ao Estado de Mato Grosso e que escolheu que seria ao Centro Sebrae de Sustentabilidade. “Seria assinado um acordo aqui, hoje, mas devido a questões e agenda não foi possível. Assinaremos acordo com o Sebrae, nos próximos dias, em Brasília”, informou o ministro.

“Para essa assinatura, precisava vir aqui antes”, justificou. “O Centro Sebrae Sustentabilidade traz ao ambiente de negócio a oportunidade de conhecer um espaço novo, que daqui para frente é mais do que necessário”, salientou.

Ele declarou que o momento de construir o país do futuro já chegou. O ministro ressaltou a importância do Brasil no mundo como produtor de alimentos, reconhecendo a relevância do setor agropecuário e madeireiro de Mato Grosso nesse contexto. 

“Vamos construir esta grande nação por meio da parceria entre o setor produtivo e o meio ambiente, não há outro caminho”, afirmou. “ Sinto-me orgulhoso como brasileiro ao conhecer este Centro. Em Mato grosso está uma parte grande do Brasil que dá certo”, concluiu Edson Duarte.

 

Mais informações:

Assessoria de imprensa do Centro Sebrae de Sustentabildiade: (65) 3648.1215

 

  • Terça-feira, 8 de Maio de 2018
  • Meio ambiente

Mais Lidas

  • Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Nas grandes tendas montadas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã e a Feira oferecem programação gratuita, diversificada e educativa sobre água aos moradores do DF e participantes do evento.

    ler mais