Notícias

CASO DE SUCESSO - PAR CALÇADOS

Calçados e acessórios ecológicos produzidos em parceria com cooperativa de artesãs

Calçados e acessórios ecológicos produzidos em parceria com cooperativa de artesãs

Por André Souza e Vanessa Brito

Em 2015, as irmãs Jéssica e Liz Unikowski decidiram empreender um próprio negócio: uma deixou a carreira profissional na área de contabilidade em multinacionais, e a outra o serviço de designer de moda para várias marcas. O propósito comum era que o empreendimento teria de estar alicerçado em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e transformação social.

Assim surgiu a PAR Calçados, uma grife inovadora que produz calçados ecológicos e confortáveis e acessórios femininos com matérias-primas recicladas e naturais, em parceria com a cooperativa de artesãs Cardume de Mães de São Paulo (SP).

Os produtos da PAR são feitos da mistura de algodão ecológico e fibras de PET reciclada. A sola é produzida com látex. Os acessórios também são elaborados com materiais naturais: madeira, palha, pedra e tingimento natural. Os preços variam entre R$ 46 e R$ 230.

Toda a produção da marca, segundo Liz, é criada com foco no uso e durabilidade das peças e, ainda, na reinserção dos materiais utilizados, que são devolvidos à marca pela clientela, para serem reaproveitados em novos ciclos produtivos e de consumo. O empreendimento adotou os princípios da economia circular.

As sandálias e sapatos são produzidos em Novo Hamburgo (RS), em parceria com pequenos empreendedores. O processo reforça sempre as premissas da empresa: utilizar recursos naturais de maneira sustentável e responsabilidade social, gerando emprego, renda e oportunidades.

"Nosso propósito foi criar uma marca de calçados que respeitasse as pessoas envolvidas na cadeia de produção e, acima de tudo, o meio ambiente", explica Liz.

Os produtos da PAR chegam até o cliente em uma embalagem – que tem a forma de uma bolsa quadrada -, feita por artesãs da periferia de São Paulo com faixas e banners descartados.

As irmãs administram o negócio do Rio de Janeiro (RJ), onde moram. Atualmente, a comercialização dos calçados e acessórios ecológicos é feita via loja online (www.usepar.com ), que são enviados aos clientes pelos Correios para todo o país.  Os produtos também são vendidos em lojas físicas parceiras em algumas cidades e capitais.

As irmãs se preocupam em minimizar os impactos causados pelas embalagens usadas no serviço postal.  Elas contabilizam o peso do material enviado, reciclando a quantidade equivalente.

Motivo de orgulho

O negócio de Jéssica e Liz atende público também preocupado com as questões ambiental e social e é motivo de orgulho para as duas. O objetivo foi alcançado e elas consideram que conseguiram romper e fazer diferente das grandes marcas. Estão satisfeitas por estarem atuando de modo diferente na cadeia da moda.  

Elas contaram com o apoio do Sebrae, ao longo de 15 meses, entre 2017 e 2018., informam. O grande desafio, no momento, é manter a empresa sustentável financeiramente.

"Valorizamos o imperfeito. A evolução é o caminho de tudo. A pesquisa por materiais ecológicos, resistentes, bonitos e com ciclo de vida sustentável é uma constante",  conclui Liz.(www.usepar.com )

  • Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019