Notícias

CICLOS

Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Por Jéssica Ferrari

Cuiabá/MT – Questionar a forma de pensamento tradicional de líderes ao redor do mundo e facilitar a evolução para uma sociedade mais justa e sustentável. Este é o trabalho diário de Manuel Manga, pioneiro no tema Liderança Evolutiva, uma abordagem que expande o papel do líder nas empresas e sociedade.

Com mais de 25 anos de experiência internacional em consultorias e coaching, diretor do Center for Evolutionary Leadership na Califórnia (EUA), e antigo professor de Liderança para Mudança no Boston College (EUA), Manga questiona o pensamento de um mundo fragmentado, de competição acirrada e individualismo, conduzindo as pessoas à compreensão de que a sociedade é uma rede sistêmica, integrada e em constante movimento. “Desde uma única célula até às complexas relações sociais, a Liderança Evolutiva considera a conexão em rede entre os indivíduos, que são dependentes de todo o conjunto para sustentar-se”, explica.

Com palestra agendada no Ciclos - Congresso Internacional de Sustentabilidade – que acontece em Cuiabá, nos dias 6 e 7 de julho, Manga conversou com a equipe do Centro Sebrae de Sustentabilidade para explicar a importância do desenvolvimento de líderes evolutivos nas organizações, comunidades e instituições.

- A liderança para a sustentabilidade é tão importante nos pequenos negócios quanto nas grandes empresas. Quando o assunto é liderança evolutiva, quais são as principais diferenças deste novo líder em relação ao líder “tradicional”?
- Existem basicamente cinco diferenças entre o líder evolutivo e o chamado “tradicional”. Quanto ao líder tradicional, primeiro: ele tem enfoque na competição e dominação sobre o outro. Age de maneira reativa, hierarquia e autoridade são itens supervalorizados. Segundo: tem uma visão individualista e grande ego. Terceiro: muitas vezes é visto como um “herói”, que possui todas as respostas e soluções. Quarto: vê o mundo de maneira fragmentada, individual, onde as pessoas são separadas umas das outras e da natureza, não pensa de forma sistêmica. E quinto: sua visão de futuro envolve a ambição inerente ao mundo industrial, de “ganhar” e “crescer”. A ideia de “crescer cada vez mais” não deveria ser um propósito, isso ficou na era industrial.

Já o líder evolutivo, em contrapartida, tem a habilidade de ouvir, gerar colaboração e empoderar as pessoas. Seu poder é compartilhado com o outro. Não pensa ter todas as respostas, pois acredita no poder da inteligência coletiva, onde cada pessoa contribui e as soluções são encontradas em conjunto. É um pensador sistêmico, reconhece as conexões ocultas, ideia defendida por Fritjof Capra, entende que os problemas fazem parte de um todo. Além disso, possui um propósito explícito, declarado para o futuro. O líder tradicional mantém a ambição em silêncio, somente para si; já o evolutivo é capaz falar, envolver e comprometer-se com uma causa.

- Quando o líder percebe essas diferenças e deseja fazer essa transição, deixar de ser “tradicional” para tornar-se evolutivo, qual o maior desafio?
- É a quebra do paradigma, a evolução da mente, de perceber que é preciso sair do pensamento tradicional. Quando ele consegue modificar, começa a ser autor de uma nova mente, designer de uma nova realidade. Mudar não é fácil. Existe pressão dos pais, da cultura, do mercado, dúvidas sobre trabalho e futuro financeiro. “Como vou me sustentar?” Vivemos em um mundo capitalista, de consumo, que demanda dinheiro, tem um custo de vida alto. E essa mudança deve ser tanto interna quanto externa, precisamos de uma comunidade de apoio. O indivíduo muda e o todo acaba mudando também. É uma construção em longo prazo, mas necessária para vivermos em um mundo melhor.

- Você já realizou consultorias e coaching em muitas empresas de todo o mundo. Existe uma situação comum entre elas quando o assunto é liderança para a sustentabilidade?
- O líder é um designer da cultura organizacional, de seus valores. Quando entro em uma empresa para fazer consultoria, a primeira coisa que faço é conhecer os seus valores. Aquela lista que fica fixada na parede. É muito comum encontrar a palavra “sustentabilidade” como um dos valores. E basta perguntar a um dos funcionários o que significa sustentabilidade, que ele fica confuso e não sabe responder ao certo. Se a empresa quer assumir esse valor, todos devem saber porquê e como ela é colocada em prática.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto, Manuel Manga estará presente na programação do Ciclos – Congresso Internacional de Sustentabilidade –, no dia 7 de julho, com a palestra “Liderança Evolutiva”.

 

EVENTO:
Congresso Internacional de Sustentabilidade para pequenos negócios - CICLOS
Data: 6 e 7 de julho
Horário: 14h às 20h
Local: Centro de Eventos do Pantanal | Cuiabá (MT)
Confira a programação completa: https://goo.gl/O8kjaF

 

Serviço
www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

  • Quinta-feira, 8 de Junho de 2017

Conteúdos relacionados

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Com o tema "o presente desenhando o futuro", em dois dias de evento os participantes terão acesso a cinco palestras e 35 diálogos em lounges sobre temas de alto impacto nos pequenos negócios.

Ler Mais

Mais Lidas

  • Tecnologia inovadora para tratamento de água vem de Selbach (RS)

    Tecnologia inovadora para tratamento de água vem de Selbach (RS)

    Empresário cria tecnologia e equipamentos usados no Brasil e países latino-americanos por comunidades rurais, prefeituras, associações de bairro, cooperativas, áreas indígenas, indústrias, agropecuaristas, etc

    ler mais
  • Programa de financiamento vai fomentar energia solar fotovoltaica para pequenos negócios

    Programa de financiamento vai fomentar energia solar fotovoltaica para pequenos negócios

    Sebrae, Banco do Brasil e WEG lançam parceria inédita em Mato Grosso

    ler mais
  • Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Nas grandes tendas montadas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã e a Feira oferecem programação gratuita, diversificada e educativa sobre água aos moradores do DF e participantes do evento.

    ler mais