Notícias

Ciclos 2019 - Energia Fotovoltaica

Integrantes do Sistema Sebrae participam de palestra sobre energia fotovoltaica

Integrantes do Sistema Sebrae participam de palestra sobre energia fotovoltaica

Por Assessoria de Imprensa SebraeMT / Rita Comini

Diretores e técnicos do Sebrae de vários estados como Goiás, Maranhão, Amazonas, Acre e Mato Grosso do Sul participam de palestra sobre energia solar fotovoltaica com o engenheiro eletricista José Valdir Santiago Jr, gerente da Unidade de Sustentabilidade nos Pequenos Negócios. A palestra é uma das atividades paralelas do Ciclos - Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (23 e 24/05), no Centro de Eventos do Pantanal.

Ele apresentou o portifólio de produtos e projetos da sua unidade, com destaque para o Sebrae  Solar, lembrando que atende o público externo, incluindo pequenas empresas também.  Destacou a importância da gestão interna de sustentabilidade para servir como exemplo para os empresários. “O CSS (Centro Sebrae de Sustentabilidade) é um exemplo, a gente precisa fazer o dever de casa, não podemos ficar só na retórica”.

A unidade trabalha nas áreas de energia, resíduos sólidos, recursos hídricos e desenvolvemos uma série de projetos em parceria com outras instituições, incluindo financeiras.

Um dos destaques é o Sebrae Solar, um simulador de energia digital, disponível no Google Play e APP Store, que vai possibilitar atender clientes em todo o Brasil, de forma rápida.

Tanto o engenheiro, quanto o superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, encaram o setor como uma grande oportunidade de negócios para movimentar a economia.

O setor de energia é estratégico, reforça José Guilherme, acrescentando que na maioria das empresas o custo de energia está em primeiro ou segundo lugar. “Se adotarmos energia solar em todo o Brasil vamos gerar milhões de empregos desde os projetos até a manutenção, passando pela implantação dos projetos”.

No Brasil 80,621 milhões de unidades consumidoras

Mato Grosso é o sexto estado em geração de energia solar e Cuiabá é a 10 cidade.

O Ciclos é um evento do Sistema Sebrae, organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, com apoio da ONU Meio Ambiente e Águas Cuiabá.

  • Quinta-feira, 30 de Maio de 2019