Notícias

Conhecimento aplicado

Centro Sebrae de Sustentabilidade mostra suas práticas sustentáveis durante conferência internacional

Centro Sebrae de Sustentabilidade mostra suas práticas sustentáveis durante conferência internacional

Por Jéssica Ferrari

São Paulo – Já imaginou zerar a conta de energia da sua casa ou empresa? Este é o sonho que, nos últimos anos, vem sendo colocado em prática em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil. Em Cuiabá/MT, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade aliou técnicas de arquitetura bioclimática com a instalação de uma micro usina de energia fotovoltaica e, hoje, produz toda a energia que consome. O reconhecimento da iniciativa veio por meio da certificação GBC ZERO ENERGY, entregue ontem (9), durante a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, em São Paulo.

Para falar sobre o prédio, Suenia Sousa, gerente do CSS, e Raquel Moussalem, arquiteta e analista que integra a equipe, mostraram, durante as sessões educacionais, as técnicas construtivas, as estratégias de gestão aplicadas no CSS e as três certificações já conquistadas (Procel Edifica Nivel A, Breeam In Use Nível Excelente e GBC Zero Energy).

Para Raquel, o programa de gestão interna praticado na instituição é o diferencial que levou o prédio às certificações. “As técnicas construtivas são essenciais, mas o programa de gestão é o que coloca as ações sustentáveis em prática. Ele cria incentivos e leva os ocupantes do prédio a adotarem procedimentos e posturas que garantem o correto uso e operação do prédio. E isso faz toda a diferença nos resultados finais”, ressalta.

SEGUINDO A CARTILHA

Em operação desde 2006, o Programa de Gestão Sustentável foi criado para monitorar a ecoeficiência do Sebrae/MT e hoje também inclui o Centro Sebrae de Sustentabilidade. Inicialmente com foco em energia, com o passar dos anos ganhou novos indicadores que atendem as dimensões econômica, ambiental e social da sustentabilidade.

Um exemplo das práticas sociais do Programa é a capacitação em sustentabilidade de 100% dos colaboradores e terceirizados da instituição. Já na dimensão ambiental, existem monitoramentos para uso racional dos recursos, como papel (impressões), energia, água e resíduos sólidos.

Quem deseja saber mais informações sobre o programa, pode acessar a cartilha disponível aqui, ou marcar uma visita técnica ao prédio do CSS pelo e-mail visitas.css@mt.sebrae.com.br

  • Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017
  • Construções sustentáveis

Mais Lidas

  • Lavanderia de MT adota varal para reduzir custos e ser sustentável

    Lavanderia de MT adota varal para reduzir custos e ser sustentável

    Empresária da Disk Lavanderia diz que a sustentabilidade deveria ser praticada por todos as empresas e que se tornou mais competitiva ao cumprir todas as exigências ambientais legais

    ler mais
  • Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

    Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

    40 municípios do estado participam do movimento

    ler mais