Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente

ONU Meio Ambiente e Sebrae lançam plataforma de Ecoinovação para pequenos negócios

ONU Meio Ambiente e Sebrae lançam plataforma de Ecoinovação para pequenos negócios

Por Vanessa Brito

A ONU Meio Ambiente e o Sebrae - por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) - comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com o lançamento da plataforma Ecoinovação (www.ecoinovação.com.br ), integrada por conteúdos voltados aos pequenos negócios.

A Ecoinovação é uma metodologia desenvolvida pelo escritório da ONU Meio Ambiente em Paris (França), que foi adaptada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para os pequenos negócios brasileiros. A cartilha Ecoinovação nos Pequenos Negócios  é um dos conteúdos da nova plataforma, que também poderá ser baixada do portal CSS: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

A campanha de divulgação da nova plataforma será feita via redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube). A série de seis (6) vídeos sobre a metodologia Ecoinovação, feita em linguagem simples e didática, também estará disponível nesses canais.   

A cartilha é uma das iniciativas do Projeto Ecoinovação da ONU Meio Ambiente, voltado ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs) em países emergentes.

“Empresas ecoinovadoras conseguirão desenvolver novos modelos de negócios, que integram a sustentabilidade em seus processos de decisão, com base no ciclo de vida dos seus produtos e serviços”, afirma Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil.

“A adequação que fizemos objetivou facilitar o acesso dos pequenos negócios a este conceito mundial, essencial para a evolução dos negócios, visando atender as crescentes demandas do consumo responsável”, explica Suênia Sousa, gerente do CSS.

Ao conhecerem o conceito de Ecoinovação, empresários e empreendedores poderão oportunizar resultados imediatos em seus negócios e conquistar consumidores, cada vez mais exigentes, acrescenta a gerente.

A sustentabilidade pode se transformar em uma vantagem competitiva e um fator de diferenciação no mercado, explica a cartilha. O Projeto Ecoinovação da ONU Meio Ambiente está sendo desenvolvido no setor industrial químico da Colômbia, Egito e Malásia; no metalúrgico do Peru e África do Sul; e em agroindústrias do Sri Lanka e Uganda. 

Ecoinovar

A Ecoinovação propõe um olhar diferenciado sobre todos os processos de cada elo das cadeias produtivas, visando maior qualidade de vida para os cidadãos e respeito ao meio ambiente. Esta metodologia avalia o chamado ciclo de vida (life cycle thinking), que abrange desde a extração de matérias-primas, os processos produtivos, a disposição final do produto, sua utilização e descarte.

Ecoinovar, portanto, é reduzir os riscos ambientais (escassez de recursos naturais, matérias-primas, degradação e desastres naturais) e a pressão regulatória sobre as empresas, a partir da análise do ciclo de ciclo de vida para atender um mercado em transição.

 

Por que ecoinovar?

A incorporação da sustentabilidade na estratégia do negócio garante a sobrevivência da empresa no mercado altamente competitivo, melhora seu desempenho ambiental e amplia os lucros. A Ecoinovação permite que as empresas cresçam respondendo às mudanças do mercado, se adiantando às tendências e se destacando dos concorrentes com soluções inovadoras.

 A cartilha aponta que já não é mais possível continuar produzindo nos mesmos padrões atuais e que consumidores de produtos e serviços estão atentos às empresas sustentáveis. É preciso transformar a forma de fazer negócios.

Entre as vantagens da Ecoinovação para os pequenos negócios se destacam: a criação de serviços e produtos diferenciados e inovadores; acesso a novos mercados, inclusive internacionais; aumento da rentabilidade ao longo da cadeia de valor; ampliação e diversificação do público-alvo atingido; relações colaborativas entre os participantes da cadeia de valor; aumento da produtividade e capacidade técnica; redução dos impactos ambientais e sociais; ampliação da visibilidade dos resultados de sustentabilidade; otimização de matérias-primas; conhecimento de cada elo do ciclo de vida; visão holística da empresa; facilidade na busca de certificações para seus produtos; mais segurança para enfrentar os desafios da sustentabilidade; entre outros.

Passo a passo

Os vídeos sobre Ecoinovação estarão acessíveis no site www.ecoinovacao.com.br  e nos canais do Centro Sebrae de Sustentabilidade no Youtube. Eles apresentam o passo a passo da implantação da metodologia da ONU Meio Ambiente nos pequenos negócios, sendo eles:

. compreenda o ciclo de vida;

. revise a estratégia;

. repense o modelo de negócio;

. estabeleça um plano de ação;

. avalie os resultados.

O processo de inovação é contínuo, pois não se inova uma única vez. A inovação deve ser a essência do negócio. Conhecer bem o cliente, contar com pessoas criativas na equipe, assumir riscos calculados e agir rapidamente na correção, e firmar parcerias com institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento para desenvolver habilidade e competências necessárias na equipe ou cadeia de valor, são algumas vantagens da Ecoinovação.

 

Sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade, localizada junto à sede do Sebrae Mato Grosso em Cuiabá. Sua missão é desenvolver e disseminar conhecimento sobre o tema sustentabilidade para subsidiar o atendimento às micro e pequenas empresas em todo o país pelo Sebrae, visando a inclusão desses empreendimentos na nova economia ou economia em transição. A sede do Centro é um exemplo de construção sustentável, cujo projeto arquitetônico foi baseado nas casas indígenas dos povos do Xingu.

Este prédio possui várias certificações e conquistou vários prêmios nacionais e internacionais. As últimas conquistas foram dois troféus no Breeam Awards 2018, concedidos pela instituição britânica Building Research Establishment (BRE), em março passado, em Londres. O primeiro foi na categoria Novas Edificações Em Uso na América (disputado com cinco prédios norte-americanos), e o segundo foi  na categoria Júri Popular, via votos digitais de vários países que escolheram o prédio do CSS como o mais sustentável do certame internacional. O CSS já produziu mais de 440 conteúdos em diferentes formatos como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos de tendências, pesquisas, casos de sucesso, relatórios de inteligência, entre outros, para os pequenos negócios brasileiros. Todos estão acessíveis no portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br

 

Atendimento à imprensa:

ONU Meio Ambiente : (61) ......

Centro Sebrae de Sustentabilidade: (65) 3648.1215/ 1218

  • Segunda-feira, 4 de Junho de 2018
  • Meio ambiente