Notícias

Empreendedorismo e gestão

Curso é pilar administrativo para arquitetos e engenheiros

Curso é pilar administrativo para arquitetos e engenheiros

Por Daniel Pettengil

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) finalizou mais um curso de empreendedorismo direcionado a arquitetos e engenheiros e 'estendeu a mão' aos participantes, colocando na rota certa a atuação dos profissionais. Dividido em 4 eixos (marketing, vendas, gestão financeira e contratos), o curso teve a duração de 3 semanas e envolveu 25 alunos. Os conteúdos ministrados por consultores para cada área específica incluiu orientações e gerou conhecimento inédito mesmo para os profissionais que já empreenderam e lutam por um diferencial no exigente mercado de trabalho.

Participaram ainda estudantes que estão concluindo a graduação e também um professor universitário, que agora replica os ensinamentos no meio acadêmico. Ao longo dos encontros, feitos em plataforma online, os participantes foram apresentando suas maiores dificuldades administrativas, especialmente em relação à gestão financeira das empresas e ao marketing. "Divido minha atuação entre o antes e o depois do curso. Agora já estou conseguindo organizar melhor minhas estratégias", afirma a arquiteta Adriana das Graças de Mello, que abriu um escritório próprio há pouco mais de 2 meses, em Jundiaí (SP). Ela desfez a falta de compreensão básica sobre noções de marketing e entendeu como apostar na identidade da empresa. Na parte finaceira, a ferramenta de gestão já lhe permitiu um benefício imediato: "Consegui investir na minha especialização, fazer compras para o escritório e ainda pagar a plataforma de gerenciamento financeiro", comemora a arquiteta. Com experiência na área desde 2003, Adriana dedica a empresa à elaboração de projetos, mas planeja ampliar o escopo para o setor de obras, considerado mais complexo.

O empreendedor assistido pelo Sebrae conta, além do curso, com o apoio de consultorias específicas nas 4 áreas definidas, oportunizadas pela equipe de técnicos da instituição. A pandemia forçou a transformação do modelo utilizado para o trabalho de consultoria, que passou a ser online e com foco mais fechado nas áreas de maior impacto. "O curso já foi ministrado de forma presencial, pelo projeto Casa e Construção e contava com 102 horas de trabalho (82h de aulas e 20h de consultoria).

Durante a pandemia foi reestruturado numa versão mais poket e online", explica o analista técnico Rhauan Romagnolli Dias, um dos responsáveis por ministrar o curso. Segundo ele, dificuldades administrativas ficaram evidentes, como dúvidas sobre a composição de preço dos serviços, o valor da hora técnica e a precificação dos produtos desenvolvidos.

 Os participantes foram unânimes em dizer que o conceito de empreendedorismo não foi corretamente trabalhado nos cursos universitários. Para compensar essa defasagem e garantir um auxílio mais duradouro, o Sebrae disponibiliza materiais para estudo a posteriori. São vídeos em formatos de 'pílulas' de 3 a 5 minutos e  ainda os chamados arquivos e-learning, em que o interessado pode aprender sozinho e ainda recebe uma manual de orientações.

 "Foi bastante esclarecedor e produtivo para mim. Aproveitei bem tudo o que foi ensinado. Na parte financeira, fazia muita coisa de forma intuitiva", afirma o arquiteto Luiz Benedito de Arruda e Sá Filho. Com escritórios em Cuiabá, São Paulo e Rio de Janeiro, o profissional busca sempre estar atento às qualificações disponibilizadas pelo Sebrae.

Com o curso e as consultorias, Luiz absorveu conhecimentos que proporcionaram a ele uma gestão mais organizada das finanças nos 3 escritórios, especialmente no que se refere ao regramento tributário. "Alguns participantes ainda não empreenderam, estão terminando a graduação se perguntam: Para onde vou agora? Quero abrir minha empresa, mas como fazer? O curso se enquadra tanto para quem já tem o próprio negócio e está se reestruturando quanto para quem está começando do zero", acrescenta Rhauan.

Em outubro, o CSS abre mais uma turma do curso direcionado a engenheiros e arquitetos, na mesma modalidade online. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo e-mail do analista técnico: rhauan.dias@mt.sebrae.com.br

  • Terça-feira, 24 de Agosto de 2021
  • Construções sustentáveis, Cidades Sustentáveis

Conteúdos relacionados

Construções sustentáveis

Construções sustentáveis

  Este relatório apresenta o conceito de construção sustentável e as práticas mais comuns adotadas por uma edificação com o objetivo de reduzir seu impacto negativo ao meio ambiente e garantir mai...

Ler Mais