Notícias

Limpeza mundial

Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

Por Helen Camargo

Cuiabá/MT - Neste sábado (15), mais de 150 países participam do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). O Brasil é um dos países que aderiram ao movimento. Em Mato Grosso, 40 munícipios realizarão ações de limpeza voluntária em bairros, praças, nascentes, margens de rios, praias e parques.

De acordo com Jean Peliciari, mobilizador em Mato Grosso e coordenador nacional do movimento, além das ações de limpeza voluntária, atividades educativas serão realizadas, durante e pós o evento para informar, sensibilizar e despertar a comunidade para importância da redução, descarte correto e reciclagem dos resíduos. “Precisamos encarar o problema de frente e agir para transformar esse cenário crítico que presenciamos todos os dias em nossas cidades, com o excesso e a má gestão do lixo urbano. O Dia Mundial da Limpeza é um instrumento para esse despertar”, ressalta Jean.

Apoio do Sebreae/CSS

O Sebrae MT vai dar orientações sobre gestão de resíduos e lixo urbano mp bairro São Simão (VG), amanhã (15), como ação voluntária em parceria com outras instituições. Outra iniciativa serão ações educativas, palestras e oficina de reciclagem e consumo consciente no Colégio Master em Cuiabá, que serão realizadas pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

 Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento anual, com dez anos de atuação em vários países. Começou em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It” (Vamos fazer isso!).

 Com o passar dos anos, voluntários de outros países se engajaram no movimento, atualmente presente em mais de 150 países, que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O objetivo dos voluntários e parceiros é diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção da sociedade, empresas e governos para o problema.

 

 

  • Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018