Notícias

Produção orgânica

Consulta pública para aprimorar a legislação da  produção orgânica está aberta até 22/10

Consulta pública para aprimorar a legislação da produção orgânica está aberta até 22/10

Por Vanessa Brito

A Instrução Normativa 46 de 06.10.2011, que regulamenta a produção orgânica animal e vegetal no país, está sendo reformulada pela primeira vez, por meio de consulta pública em todos os estados e no DF. Até 22/10/18, produtores orgânicos, consumidores e interessados podem participar por meio do preenchimento de formulário no link https://goo.gl/3RVhrB  ou enviar direto pelo site do Ministério da Agricultura, Produção e Agropecuária (MAPA): www.agricultura.gov.br

A Comissão de Produção Orgânica de Mato Grosso (CPORG MT) esteve reunida com o Sebrae MT, nesta quarta-feira (MT), para tratar da IN e da consulta pública. Sugestões também podem ser encaminhadas à CPORG MT. Mais informações pelo telefone: (65) 3688.6786.

 “ A tendência desta legislação, depois da consulta pública, é ficar mais clara e evitar questões jurídicas. As sugestões serão analisadas por especialistas no MAPA em Brasília ”, informa Jean Vieira Bif, auditora fiscal federal agropecuária.

No estado-mato-grossense existem cerca de 230 produtores orgânicos, que produzem hortaliças, legumes e castanhas. A maioria está no interior do estado e são fornecedores de programas do governo federal. Há associações e cooperativas de produtores orgânicos em Alta Floresta, Cáceres e Pontes e Lacerda. Na Baixada Cuiabana, há 13 produtores orgânicos certificados com apoio do Sebrae MT. Ainda são poucos produtores que entregam em supermercados.

A CPORG MT foi criada em 2009 e é composta por 15 membros, que são representantes do setor governamental e da sociedade civil. “ A produção orgânica em MT ainda é incipiente, mas a tendência, agora, é crescer rápido”, afirma Egon Nord,  produtor orgânico da Terra Estrela e coordenador da comissão. A demanda por produtos orgânicos está crescendo. Até quatro anos atrás, não havia produtores certificados em MT, ressalta Egon.  

 

  • Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018
  • Produção orgânica