Notícias

Público infantil

 Crianças da Creche Estadual Maria Eunice Barros Duarte visitam o CSS

Crianças da Creche Estadual Maria Eunice Barros Duarte visitam o CSS

Por Assessoria de imprensa Sebrae MT

CUIABÁ - De mãos dadas e olhos atentos, 36 crianças de quatro e cinco anos de idade, alunos da Creche Estadual Maria Eunice Barros Duarte, localizada no Centro Político Administrativo, visitaram o Centro Sebrae de Sustentabilidade, nesta segunda-feira (23). Na parte da manhã, vieram 30 alunos e, à tarde, 16.  Ao longo da semana, 144 crianças desta unidade estadual de educação infantil receberão informações sobre cuidados com o meio ambiente, coleta seletiva e compostagem.

Esta creche foi criada, há 25 anos, e hoje conta com 300 alunos matriculados. Inicialmente, atendia apenas filhos de servidores públicos, mas, hoje, está aberta a crianças em geral, de dois a cinco anos.  

Após conhecerem o prédio do Centro, os alunos assistiram um vídeo da Turma da Mônica , produzido especialmente para o público infantil com foco em sustentabilidade, aprenderam a fazer a separação dos resíduos, identificando as cores dos coletores, conforme os resíduos. Eles também conheceram o que pode ser feito com os resíduos orgânicos e viram de perto o trabalho que as minhocas fazem no processo de compostagem do CSS.

Os pequenos participaram ativamente das discussões. “A gente viu como salvar o planeta”, “se os bichinhos comem plástico, eles morrem”, “tem que jogar na lixeira certa”, comentaram. “Essas iniciativas são muito ricas. Eles voltam para a sala de aula e também para suas casas querendo explicar tudo o que aprenderam”, disse Roberta Sousa Silva, que estuda pedagogia e atua como auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI) na creche.

A diretora da unidade estadual de educação infantil, Maria Benedita Magalhães, acompanhou a visita e explicou que a parceria com o Sebrae MT  e CSS foi iniciada, em 2016, quando ocorreu a primeira capacitação para 30 professores. “Mais instituições de ensino deveriam conhecer e utilizar o Centro como parceiro em projetos desenvolvidos, ao longo do ano”, sugeriu.

O analista do CSS, Elton Meneses Ribeiro, conduziu a visita das crianças e apresentou de forma lúdica os cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. Os visitantes alegres e participativos prestaram muita atenção e se encantaram com as minhocas e mudas de plantas, que receberam em copinhos biodegradáveis para cuidar em casa.

“Com a compostagem mostramos para as crianças e também aos empresários que nos visitam, principalmente do segmento de bares e restaurantes, que é possível fazer a destinação correta dos restos de alimentos e ainda agregar valor ao seu produto. Isso porque o manejo com resíduos orgânicos aumenta o potencial de negócio dos restaurantes ao se transformarem em adubo”, explica Elton.

Sobre a compostagem

A compostagem é um processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, que transforma matéria orgânica (restos de alimentos, folhas da poda de jardim, etc) em adubo orgânico de excelente qualidade. Existem vários tipos de compostagem e a escolha do CSS foi a vermicompostagem, que utiliza minhocas na aceleração da decomposição dos resíduos.

 

  • Quarta-feira, 25 de Abril de 2018