Notícias

RECONHECIMENTO

Centro Sebrae de Sustentabilidade é o primeiro empreendimento certificado GBC ZERO ENERGY no Brasil

Centro Sebrae de Sustentabilidade é o primeiro empreendimento certificado GBC ZERO ENERGY no Brasil

Por Jéssica Ferrari

São Paulo – O Centro Sebrae de Sustentabilidade recebeu, nesta quarta (9), a primeira certificação ‘GBC Zero Energy’ no Brasil. Concedida pelo Greenbuilding Council Brasil, uma das maiores organizações promotoras de sustentabilidade na construção civil, a premiação ocorreu durante a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, em São Paulo, e contou com a presença de profissionais e empresários de áreas como arquitetura, engenharia, design, instituições e entidades governamentais.

O certificado foi entregue durante a apresentação da certificação GBC Zero Energy, iniciativa que está alinhada com o programa Advancing Net Zero, da World GBC. Este programa visa promover o conceito de Net Zero Energy Building (prédios autossuficientes em energia) nas edificações novas até 2030 e em todas as edificações até 2050, em consonância com os compromissos firmados no COP Paris.

METAS DESAFIADORAS

O programa foi lançado este ano pelo World GBC e teve a adesão inicial de pelo menos 8 Greenbuilding Councils no mundo: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Países Baixos, África do Sul e Suécia. Apesar da parceria entre os países e do apoio do WGBC, cada nação será responsável pela criação da sua própria ferramenta de certificação de acordo com as especificidades locais. O objetivo é zerar as emissões de carbono na atmosfera oriundas do setor da construção civil.

Terri Wills, CEO do WorldGBC, afirmou a importância dos prédios zero energia durante o lançamento mundial do programa, em junho deste ano, na cidade de Londres (Inglaterra). “O sucesso de nossas ambições em manter o aquecimento global dentro de 1,5 a 2 graus dependerá da nossa capacidade de avançar os edifícios net zero - aqueles que geram energia limpa ou não produzem emissões de carbono. Os edifícios net zero serão uma contribuição determinante em nossos esforços para enfrentar as mudanças climáticas”, ressaltou.

ESTRATÉGIA

Localizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) tornou-se energia zero em maio de 2016, fruto de uma estratégia do Sebrae Mato Grosso para fomentar o uso de energias renováveis no Estado e atuar como um laboratório para os pequenos negócios. Foi implantada, no estacionamento local, uma micro usina de energia fotovoltaica que gera 45 kWp (quilowatt-pico), o suficiente para atender 100% da demanda do CSS.

A fatura de energia do prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que em abril de 2016 foi de R$ 5.229,60 (consumo de 7.052 kWh), com o início da operação das micro usinas, em maio, teve o valor reduzido para R$ 80,36 (tarifa mínima da rede distribuidora). Desde então, o prédio produz toda a energia que consome.

Para José Guilherme, diretor superintendente do Sebrae Mato Grosso, a certificação representa um reconhecimento do trabalhado que vem sendo construído pelo Sebrae. “É o testemunho inequívoco de que, o que era sonho no início deste século, materializa-se em 2017 com o reconhecimento de uma instituição respeitada em nível internacional. Isto simboliza o esforço coletivo de uma equipe técnica embasada nas boas práticas internacionais na cultura dos povos originários do brasil e na visão de futuro”, ressalta.

PRÉDIO SUSTENTÁVEL

Em operação desde 2010, o prédio do CSS foi projetado com base no conceito de arquitetura bioclimática e com resgate das culturas indígenas brasileiras. A edificação foi construída com estratégias passivas visando o conforto térmico para o clima tropical, integrada com a natureza e com mínimos impactos ambientais. Entre as práticas encontradas estão o formato ogival do prédio, que foi posicionado analisando-se a carta solar de Cuiabá, aproveitamento máximo da iluminação natural, reuso de materiais durante a construção, captação e aproveitamento da água da chuva (por meio da cobertura formada por duas cascas), melhoria da ecologia e biodiversidade, entre outras.

Mais informações sobre as técnicas construtivas e agendamentos de visitas técnicas podem ser encontradas no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br.

  • Quarta-feira, 9 de Agosto de 2017
  • Construções sustentáveis

Mais Lidas

  • Lavanderia de MT adota varal para reduzir custos e ser sustentável

    Lavanderia de MT adota varal para reduzir custos e ser sustentável

    Empresária da Disk Lavanderia diz que a sustentabilidade deveria ser praticada por todos as empresas e que se tornou mais competitiva ao cumprir todas as exigências ambientais legais

    ler mais
  • Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

    Mato Grosso realiza ações no Dia Mundial da Limpeza

    40 municípios do estado participam do movimento

    ler mais