Notícias

RECONHECIMENTO

Centro Sebrae de Sustentabilidade é o primeiro empreendimento certificado GBC ZERO ENERGY no Brasil

Centro Sebrae de Sustentabilidade é o primeiro empreendimento certificado GBC ZERO ENERGY no Brasil

Por Jéssica Ferrari

São Paulo – O Centro Sebrae de Sustentabilidade recebeu, nesta quarta (9), a primeira certificação ‘GBC Zero Energy’ no Brasil. Concedida pelo Greenbuilding Council Brasil, uma das maiores organizações promotoras de sustentabilidade na construção civil, a premiação ocorreu durante a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, em São Paulo, e contou com a presença de profissionais e empresários de áreas como arquitetura, engenharia, design, instituições e entidades governamentais.

O certificado foi entregue durante a apresentação da certificação GBC Zero Energy, iniciativa que está alinhada com o programa Advancing Net Zero, da World GBC. Este programa visa promover o conceito de Net Zero Energy Building (prédios autossuficientes em energia) nas edificações novas até 2030 e em todas as edificações até 2050, em consonância com os compromissos firmados no COP Paris.

METAS DESAFIADORAS

O programa foi lançado este ano pelo World GBC e teve a adesão inicial de pelo menos 8 Greenbuilding Councils no mundo: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Países Baixos, África do Sul e Suécia. Apesar da parceria entre os países e do apoio do WGBC, cada nação será responsável pela criação da sua própria ferramenta de certificação de acordo com as especificidades locais. O objetivo é zerar as emissões de carbono na atmosfera oriundas do setor da construção civil.

Terri Wills, CEO do WorldGBC, afirmou a importância dos prédios zero energia durante o lançamento mundial do programa, em junho deste ano, na cidade de Londres (Inglaterra). “O sucesso de nossas ambições em manter o aquecimento global dentro de 1,5 a 2 graus dependerá da nossa capacidade de avançar os edifícios net zero - aqueles que geram energia limpa ou não produzem emissões de carbono. Os edifícios net zero serão uma contribuição determinante em nossos esforços para enfrentar as mudanças climáticas”, ressaltou.

ESTRATÉGIA

Localizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) tornou-se energia zero em maio de 2016, fruto de uma estratégia do Sebrae Mato Grosso para fomentar o uso de energias renováveis no Estado e atuar como um laboratório para os pequenos negócios. Foi implantada, no estacionamento local, uma micro usina de energia fotovoltaica que gera 45 kWp (quilowatt-pico), o suficiente para atender 100% da demanda do CSS.

A fatura de energia do prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que em abril de 2016 foi de R$ 5.229,60 (consumo de 7.052 kWh), com o início da operação das micro usinas, em maio, teve o valor reduzido para R$ 80,36 (tarifa mínima da rede distribuidora). Desde então, o prédio produz toda a energia que consome.

Para José Guilherme, diretor superintendente do Sebrae Mato Grosso, a certificação representa um reconhecimento do trabalhado que vem sendo construído pelo Sebrae. “É o testemunho inequívoco de que, o que era sonho no início deste século, materializa-se em 2017 com o reconhecimento de uma instituição respeitada em nível internacional. Isto simboliza o esforço coletivo de uma equipe técnica embasada nas boas práticas internacionais na cultura dos povos originários do brasil e na visão de futuro”, ressalta.

PRÉDIO SUSTENTÁVEL

Em operação desde 2010, o prédio do CSS foi projetado com base no conceito de arquitetura bioclimática e com resgate das culturas indígenas brasileiras. A edificação foi construída com estratégias passivas visando o conforto térmico para o clima tropical, integrada com a natureza e com mínimos impactos ambientais. Entre as práticas encontradas estão o formato ogival do prédio, que foi posicionado analisando-se a carta solar de Cuiabá, aproveitamento máximo da iluminação natural, reuso de materiais durante a construção, captação e aproveitamento da água da chuva (por meio da cobertura formada por duas cascas), melhoria da ecologia e biodiversidade, entre outras.

Mais informações sobre as técnicas construtivas e agendamentos de visitas técnicas podem ser encontradas no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br.

  • Quarta-feira, 9 de Agosto de 2017

Mais Lidas

  • Palestrantes convidados do Fomenta MT visitam CSS

    Palestrantes convidados do Fomenta MT visitam CSS

    Britta Thomsen, Valter Ferreira, Claudio Nascimento, João Luiz da Silva Jr e Maria Fernanda Bermudez, palestrantes do Fomenta MT 2017 conheceram o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade

    ler mais
  • Pousada Piuval de Poconé (MT) vence Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017

    Pousada Piuval de Poconé (MT) vence Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017

    Premiação reconhece as melhores práticas e dá visibilidade às empresas que optam pela sustentabilidade; pousada premiada foi apoiada pelo Sebrae MT; 79 meios de hospedagem concorreram ao prêmio

    ler mais
  • Giovani, empresário e líder sustentável do sertão paraibano

    Giovani, empresário e líder sustentável do sertão paraibano

    Empresário de Patos (PB) fala dos desafios, realidade brasileira e sua aposta nos pequenos negócios; conta como enfrentou o auge da crise em 2016 e construiu sede sustentável para sua pequena indústria

    ler mais
  • Sustentabilidade e revolução tecnológica são passagem para uma nova era

    Sustentabilidade e revolução tecnológica são passagem para uma nova era

    Massimo di Felice, professor e pesquisador italiano foi palestrante do 6º Fórum Sebrae de Sustentabilidade, nesta manhã (9), em Cuiabá; ele é também autor de livros sobre a influência da revolução digital na história humana, na comunicação, nos negócios e na vida do planeta

    ler mais
  • Crise: Brasil está nu

    Crise: Brasil está nu

    Economista do Sebrae MT compara a crise brasileira com a maré baixa, que revela verdades ocultas; as oportunidades para o país continuar a ser referência enquanto economia verde sustentável continuam presentes e as alternativas podem estar mais perto do que se supõe

    ler mais
  • São Paulo será sede do maior encontro da construção verde da América Latina

    São Paulo será sede do maior encontro da construção verde da América Latina

    A 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo vai reunir a cadeia produtiva da construção sustentável para fomentar o conhecimento e a tecnologia voltados à geração de negócios para o setor

    ler mais
  • CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

    CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

    Dr. Peter Bonfield definiu construção como fantástica e elogiou trabalho desenvolvido pela instituição

    ler mais
  • Ecodesign e Design Sustentável – conceitos, tendências e diferenças

    Ecodesign e Design Sustentável – conceitos, tendências e diferenças

    Empresário e design de interiores, especializado em Design Sustentável e Ecodesign, Anízio Monteiro apresenta neste artigo o surgimento dos novos conceitos, que estão conquistando mais mercado a cada dia

    ler mais
  • Pela primeira vez em Cuiabá, curso capacita consultores para certificação LEED

    Pela primeira vez em Cuiabá, curso capacita consultores para certificação LEED

    Fruto da parceria entre Sebrae/MT e GBC Brasil, o curso tem como objetivo mostrar práticas sustentáveis em construções e capacitar profissionais para se tornarem consultores LEED GA.

    ler mais
  • Crowdfunding e o incentivo de projetos sustentáveis

    Crowdfunding e o incentivo de projetos sustentáveis

    Cada vez mais investidores têm apostado em ideias que ajudam a transformar o mundo em um lugar mais sustentável. O novo Boletim de Tendências mostra como beneficiar o seu projeto com o crowdfunding.

    ler mais