Notícias

Startup Weekend Cuiabá - inovação e tecnologia

 Evento de construção de startups em Cuiabá  terá foco nos ODS

Evento de construção de startups em Cuiabá terá foco nos ODS

Por Vanessa Brito

Criar soluções e desenhar novos negócios digitais, que contribuem para o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) serão o foco do Startup Weekend Cuiabá, no próximo fim de semana (de 7 a 9/12). Esta será a quarta edição deste evento em Cuiabá e oitava em MT.  Pela primeira vez no Brasil, o Startup Weekend Cuiabá vai se basear nos ODS.

Serão 54 horas diretas de imersão no Startup Weekend, considerado o maior evento do mundo em empreendedorismo prático com metodologias da Google. O local da maratona será o Complexo de Inovação do Sebrae MT, integrado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade e Sebraelab. A programação começará às 18h30 na sexta e terminará no domingo às 20h.

São aguardados cerca de 100 jovens, entre estudantes, programadores, designers e empreendedores com boas ideias para soluções e negócios digitais de Cuiabá e do interior. Onze mentores de MT e de outros estados darão apoio às equipes, durante o processo de cocriação, que trabalharão o tempo todo, sem pausa, até desenvolverem o protótipo da solução ou negócio, voltados às metas sociais, ambientais, econômicas e institucionais dos 17 ODS.

Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acompanhará a maratona e será um dos mentores.

Os participantes do evento vão trabalhar full time até criarem um produto viável mínimo (MVP), utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.

No domingo, a partir das 17h, serão apresentadas as startups construídas, durante pitch (aprensentações curtas) para a bancada de especialistas. As três melhores receberão os prêmios de 1°, 2° e 3° lugares, e uma quarta startup receberá o prêmio de Menção Honrosa, um reconhecimento ao tamanho do esforço ou dedicação da equipe.

Os times receberão feedback dos jurados especialistas. Representantes da ONU Meio Ambiente, do Sebrae MT, do CSS e da entidade de fomento Anjos do Brasil integrarão a bancada.

A realização do Startup Weekend Cuiabá é 100% liderada por voluntários do ecossistema de inovação de MT. O Sebrae MT e o CSS são apoiadores do evento, além da Univag, Titânia Telecom, Estuda.com, F1Mais Tecnologia e Guaraná Cuiabá. São parceiros do evento: ONU Meio Ambiente, Startup MT e DevMT. 

Veja a programação no link: https://goo.gl/2FxPGT

 

  • Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018