Notícias

Startups MT

Startup.ON e outros eventos fortalecem ecossistema de MT

Startup.ON e outros eventos fortalecem ecossistema de MT

Por Vanessa Brito

Uma nova forma de fazer negócios, que faz o mundo econômico se tornar mais democrático. Com boas ideias, poucos recursos e ferramentas tecnológicas disponíveis é possível se lançar no mercado com aplicativos, plataformas on line e outros produtos tecnológicos para solucionar problemas que afetam cidadãos, empresas, setores, comunidades, enfim, uma enormidade de situações. Esta é a praia das startups.

Na sexta-feira (10), a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Sebrae Mato Grosso, Senar, Startups MT, Agrihub e Louvada correalizaram o evento Startup.ON em Cuiabá, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de Cuiabá. Cerca de 70  startupeiros e interessados em economia digital se reuniram no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

“É a primeira vez que acontece o Startup.ON em Cuiabá. Este evento já foi realizado em várias cidades e estados brasileiros. Estamos trazendo os melhores profissionais do Brasil  para apoiar e desenvolver o ecossistema de startups em MT”,  ressalta Fernando Pscheidt, gestor do Núcleo de Startups do Sebrae MT.

O Startup.On  reuniu pessoas do ecossistema de inovação para uma manhã de palestras, com novas ideias, e à tarde,  aconteceram mentorias e hot seat - uma rodada onde são apresentadas ideias, há troca de experiências e aprendizagem sobre como solucionar questões e desafios, que acontecem com as startups.

O evento foi encerrado com happy hour da Louvada e grande networking com a presença de Amure Pinho, presidente da Abstartups.

O Startup.ON já foi realizado em Rio Branco, Manaus, Porto Velho, Campo Grande, Caxias do Sul, Natal e Fortaleza.  Depois de Cuiabá, o evento segue para Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Joinville e João Pessoa. Amanhã (11), Amure Pinho dará capacitação no Startup Way no Univag.

Forbes

Helena Simon, cofounder (cofundadora) e CEO da Ominize de São Paulo (SP) foi uma das palestrantes da Startup.ON, convidada pelo Sebrae MT. Em 2017, ela integrou a lista Under30 (abaixo dos 30) da revista Forbes Brasil, que destacou 90 jovens atuantes em nove categorias: Negócios; Moda; Influenciadores Digitais; Social/Colaborativo; Música; Esporte; Cinema, Televisão & Teatro; Ciência, Tecnologia & Educação; e Literatura.   Ela foi destaque de Ciência, Tecnologia e Educação.

Ela e sócios desenvolveram uma plataforma para resolver os problemas no atendimento das empresas, reunindo os principais canais (chat, Facebook Messenger, Telegram, Mercado Livre, bots, voz, vídeo, email e whatsapp) em um só lugar.  Esta ferramenta possibilita ao cliente conhecer o histórico de atendimento de cada cliente, quais canais foram usados, o que foi falado com cada um, etc.

“É uma plataforma de atendimento Omini Channel”, resumiu. O produto também empodera o atendente, ressalta. Atualmente cerca de 800 usuários usam o produto da Ominize. Helena atendeu startups e candidatos a startups no evento da sexta-feira.

Cross Fit

Saulo Arruda foi outro participante da Startup.ON, que também veio de São Paulo (SP). O jovem  é CEO da CrossX Solutions,  responsável pelo sistema de gestão para academias cross fit. Esta plataforma online e aplicativo já estão no mercado, há três anos, e atende mais de 800 clientes em todo o país.

Ele também está à frente da JERA, junto com o sócio Jefferson Moreira, outro empreendimento digital, que já lançou mais de 100 aplicativos na Apple Store e Google Play. Um deles é o aplicativo sob medida Beblue, que retorna dinheiro em restaurantes e postos de combustíveis aos clientes como créditos de uma rede de estabelecimentos parceiros; e outro chamado Truckpad, uma espécie de Uber para fretes de caminhão.

Soluções

Saulo é mentor de startups, também veio como convidado do Sebrae MT, e já apoiou mais de 100 delas pelo país afora. Ele trabalha e aposta na economia digital para resolver os diversos problemas que afligem tantas pessoas e empresas. “Hoje, tem jovem de 20 anos, que faz coisas relevantes, desenvolve uma solução e entra no mundo dos negócios. Acredito em nichos e soluções para qualquer coisa”, afirma.  

Mais ações do Sebrae MT

Há três anos, o Sebrae MT vem atuando no ramo de startups.  Já foram realizados diversos eventos, tais como Startup Day, Startup Weekend, Missões técnicas e programas de pré-aceleração (para pessoas que estão na fase de ideias ainda no papel, mas ao final têm um produto para lançar no mercado).

O Startup Way está sendo realizado em parceria com o Univag. Mais de 20 startups participam deste programa. Professores, alunos e funcionários do Univag estão desenvolvendo ideias para soluções nas áreas de saúde, agronegócio e educação. O primeiro workshop será no sábado (11). Este programa segue até novembro, finalizando com o Demoday, durante a Semana Nacional de Empreendedorismo. No Demoday, serão lançados os produtos para uma banca de investidores convidados pelo Sebrae MT. “Será a oportunidade de chegar ao mercado e conquistar os primeiros investidores”, resume Pscheidt.

Sinop

No próximo fim de semana (17 a 19/8), será realizada a sétima edição do Startup Weekend em MT, em Sinop, no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL).  Pscheidt esclarece que o Startup Weekend ocorre no mundo inteiro.

“São dois dias sem dormir, cada mesa desenvolve um projeto para, no final de domingo, ser apresentado a uma banca e ser validado”, explica. Serão 54 horas de capacitação intensa com ideação e mentorias para os participantes chegarem ao protótipo do projeto. Ele dará mentorias no evento em Sinop.

O Startup Weekend Sinop será, como em outros lugares, realizado pela Google/Tech Stars. Em Mato Grosso conta com o apoio do Sebrae MT.  Será a segunda edição em Sinop, onde há muita gente interessada em participar da economia digital. As startups mato-grossenses estão se fortalecendo, comenta o gestor.

“O projeto de startups do Sebrae MT está investindo nos polos de Cuiabá e Sinop. Vamos rodar outros programas de pré-aceleração nas duas cidades e também promover uma série de eventos”, avisa Pscheidt.

 Ele também anuncia que o SebraeLab será inaugurado, em 13 de dezembro próximo, na sede da instituição em Cuiabá. Chegou o momento do empreendedorismo inovador tecnológico das startups mato-grossenses, diz ele.

Investidores

Outra ação do Sebrae MT é o programa Capital Empreendedor. É a primeira vez que o Sebrae está capacitando startups, que  querem conquistar os investidores. Trinta delas serão selecionadas e participarão de workshops com profissionais  destacados do país e vão aprender como lidar com investidores e se tornarem atrativas  para quem quer investir em startups. Há  empresários de MT que querem se tornar investidores, especialmente, do Norte do estado, informa Pscheidt.

O Sebrae MT, inclusive, vai capacitar também esses candidatos a investidores anjo. As inscrições estão abertas até 19 de agosto, para este público ser capacitado.  Esta atividade começa no dia 4 de setembro no Sebrae MT.

Em novembro será realizada novamente a Missão Case SP, maior evento de startup da América Latina, com um dia de visita técnica e dois dias no evento.  Em julho passado, a instituição levou um grupo de startups ao Summit em Florianópolis, na Ilha do Silício.  As pre-inscrições  para a Missão Case SP já estão abertas. São 25 vagas, o dobro dos últimos anos, informa o gestor.

Mais informações: 08005700800

  • Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018
  • Startup

Conteúdos relacionados

Primeira Campus Party da Região Norte começa, hoje (1/8), em Rondônia

Primeira Campus Party da Região Norte começa, hoje (1/8), em Rondônia

São aguardados cerca de 2 mil jovens dos estados da Amazônia e de todo o país; Fórum Amazônia Sustentável integra a programação e será realizado pelo Sebrae Rondônia, Instituto Campus Party Brasil e Governo do Estado

Ler Mais