Notícias

Visita ilustre

CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

Por Rita Comini

Cuiabá/MT – Em visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, Dr. Peter Bonfield, CEO da B.R.E. (Building Research Establishment), centro britânico multidisciplinar sobre a ciência da construção sustentável, observou atentamente todos os detalhes da edificação e classificou o prédio como fantástico. Inaugurada em 2010, a edificação segue todos os preceitos da arquitetura sustentável, tais como adaptação às características do terreno, aproveitamento máximo da iluminação natural, captação e reuso da água de chuva, uso de materiais de baixo custo e baixo impacto. Além disso, o prédio é autossuficiente em energia, graças à implantação de usina fotovoltaica (solar).

A gerente do CSS, Suenia Sousa, reforçou que o mais importante da edificação é o fato dela fazer um resgate da cultura de nossos ancestrais, a sabedoria de morar confortavelmente em um país tropical e sem agredir o meio ambiente. O projeto do Centro foi inspirado no desenho de uma casa xinguana e repete o modelo ogival e a cobertura em duas cascas, que além de servir para captar a água de chuva, melhora o conforto térmico.

Já a diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, destacou que esse prédio é uma inspiração para os empresários e que a instituição está colocando à disposição deles tecnologias e informações para que possam incorporar a sustentabilidade aos seus negócios. “Este prédio é muito inspirador para os empresários de pequenos negócios e para a sociedade como um todo”.

O Dr. Peter Bonfield comparou as duas instituições. “Percebo em vocês uma grande energia, um compromisso e um orgulho do que fazem. Na B.R.E. é assim que a gente se sente”, disse. Ao mesmo tempo, demonstrou satisfação com a qualidade dos materiais produzidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para informar e orientar empresários sobre a temática sustentável. Ao observar os infográficos, achou-os muito práticos e fáceis de serem compreendidos por qualquer público.

Agenda

Acompanhado do diretor internacional da B.R.E., Orivaldo Barros, o CEO veio a Mato Grosso cumprir agenda composta por encontros no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e governo do Estado, com quem foi assinado um memorando de entendimento de colaboração para uma agenda de desenvolvimento sustentável, com a visão de produzir, conservar e incluir.

Os executivos se encontraram ainda com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) visando criar um ambiente para que os profissionais de arquitetura estejam preparados para desenvolver e praticar a sustentabilidade em seus projetos.

Orivaldo explicou que no IFMT foi um primeiro contato, mas que já executam um trabalho com a UFMT, no Laboratório de Conforto Ambiental do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da instituição, coordenado pela Dra. Luciane Cleonice Durante.

“Temos um trabalho ainda na UNB (Universidade Nacional de Brasília) com o Centro de Excelência para Comunidades Integradas e Sustentáveis, onde são desenvolvidos vários projetos, como o de resiliência para eventos naturais, a fim de evitá-los ou mesmo reduzir seus impactos quando acontecem, visando estabelecer as responsabilidades e qual o papel de cada agente”, explica, citando o caso do rompimento da barragem de Mariana (MG), em que até hoje não se tem ao certo os papeis e as respostas efetivas.

Certificação

Em 2016, o B.R.E. conferiu ao Centro Sebrae de Sustentabilidade o certificado BREEAM In-Use (em Operação), no nível Excellent, o mais alto já concedida na América Latina.

A certificação BREEAM - Building Research Establishment’s Environmental Assessment Method  (Método de Avaliação Ambiental do Instituto de Pesquisa de Edifícios) define um padrão sustentável para projetos, construção e operação de edifícios. Criado em 1990, está presente em mais de 77 países e aplicado em mais de 500 mil edificações. Trata-se de um dos sistemas mais abrangentes e amplamente reconhecidos para avaliar o desempenho ambiental de um edifício.  

 

Serviço

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

  • Terça-feira, 13 de Junho de 2017

Conteúdos relacionados

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Com o tema "o presente desenhando o futuro", em dois dias de evento os participantes terão acesso a cinco palestras e 35 diálogos em lounges sobre temas de alto impacto nos pequenos negócios.

Ler Mais
Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Com palestra programada no Ciclos - Congresso Internacional de Sustentabilidade – o professor e coaching fala sobre as características da liderança evolutiva e seu papel nos pequenos negócios.

Ler Mais

Mais Lidas

  • Tecnologia inovadora para tratamento de água vem de Selbach (RS)

    Tecnologia inovadora para tratamento de água vem de Selbach (RS)

    Empresário cria tecnologia e equipamentos usados no Brasil e países latino-americanos por comunidades rurais, prefeituras, associações de bairro, cooperativas, áreas indígenas, indústrias, agropecuaristas, etc

    ler mais
  • Programa de financiamento vai fomentar energia solar fotovoltaica para pequenos negócios

    Programa de financiamento vai fomentar energia solar fotovoltaica para pequenos negócios

    Sebrae, Banco do Brasil e WEG lançam parceria inédita em Mato Grosso

    ler mais
  • Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Espaços gratuitos do Fórum Mundial da Água recebem público em Brasília

    Nas grandes tendas montadas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã e a Feira oferecem programação gratuita, diversificada e educativa sobre água aos moradores do DF e participantes do evento.

    ler mais