Notícias

Visita ilustre

CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

Por Rita Comini

Cuiabá/MT – Em visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, Dr. Peter Bonfield, CEO da B.R.E. (Building Research Establishment), centro britânico multidisciplinar sobre a ciência da construção sustentável, observou atentamente todos os detalhes da edificação e classificou o prédio como fantástico. Inaugurada em 2010, a edificação segue todos os preceitos da arquitetura sustentável, tais como adaptação às características do terreno, aproveitamento máximo da iluminação natural, captação e reuso da água de chuva, uso de materiais de baixo custo e baixo impacto. Além disso, o prédio é autossuficiente em energia, graças à implantação de usina fotovoltaica (solar).

A gerente do CSS, Suenia Sousa, reforçou que o mais importante da edificação é o fato dela fazer um resgate da cultura de nossos ancestrais, a sabedoria de morar confortavelmente em um país tropical e sem agredir o meio ambiente. O projeto do Centro foi inspirado no desenho de uma casa xinguana e repete o modelo ogival e a cobertura em duas cascas, que além de servir para captar a água de chuva, melhora o conforto térmico.

Já a diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, destacou que esse prédio é uma inspiração para os empresários e que a instituição está colocando à disposição deles tecnologias e informações para que possam incorporar a sustentabilidade aos seus negócios. “Este prédio é muito inspirador para os empresários de pequenos negócios e para a sociedade como um todo”.

O Dr. Peter Bonfield comparou as duas instituições. “Percebo em vocês uma grande energia, um compromisso e um orgulho do que fazem. Na B.R.E. é assim que a gente se sente”, disse. Ao mesmo tempo, demonstrou satisfação com a qualidade dos materiais produzidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para informar e orientar empresários sobre a temática sustentável. Ao observar os infográficos, achou-os muito práticos e fáceis de serem compreendidos por qualquer público.

Agenda

Acompanhado do diretor internacional da B.R.E., Orivaldo Barros, o CEO veio a Mato Grosso cumprir agenda composta por encontros no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e governo do Estado, com quem foi assinado um memorando de entendimento de colaboração para uma agenda de desenvolvimento sustentável, com a visão de produzir, conservar e incluir.

Os executivos se encontraram ainda com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) visando criar um ambiente para que os profissionais de arquitetura estejam preparados para desenvolver e praticar a sustentabilidade em seus projetos.

Orivaldo explicou que no IFMT foi um primeiro contato, mas que já executam um trabalho com a UFMT, no Laboratório de Conforto Ambiental do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da instituição, coordenado pela Dra. Luciane Cleonice Durante.

“Temos um trabalho ainda na UNB (Universidade Nacional de Brasília) com o Centro de Excelência para Comunidades Integradas e Sustentáveis, onde são desenvolvidos vários projetos, como o de resiliência para eventos naturais, a fim de evitá-los ou mesmo reduzir seus impactos quando acontecem, visando estabelecer as responsabilidades e qual o papel de cada agente”, explica, citando o caso do rompimento da barragem de Mariana (MG), em que até hoje não se tem ao certo os papeis e as respostas efetivas.

Certificação

Em 2016, o B.R.E. conferiu ao Centro Sebrae de Sustentabilidade o certificado BREEAM In-Use (em Operação), no nível Excellent, o mais alto já concedida na América Latina.

A certificação BREEAM - Building Research Establishment’s Environmental Assessment Method  (Método de Avaliação Ambiental do Instituto de Pesquisa de Edifícios) define um padrão sustentável para projetos, construção e operação de edifícios. Criado em 1990, está presente em mais de 77 países e aplicado em mais de 500 mil edificações. Trata-se de um dos sistemas mais abrangentes e amplamente reconhecidos para avaliar o desempenho ambiental de um edifício.  

 

Serviço

www.sebrae.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraemt
twitter.com/sebraemt
facebook.com/sebraemt
Rita Comini - +55 65 99932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br

  • Terça-feira, 13 de Junho de 2017

Conteúdos relacionados

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Congresso traz especialistas internacionais para falar sobre sobre sustentabilidade nos pequenos negócios

Com o tema "o presente desenhando o futuro", em dois dias de evento os participantes terão acesso a cinco palestras e 35 diálogos em lounges sobre temas de alto impacto nos pequenos negócios.

Ler Mais
Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Pioneiro no tema Liderança Evolutiva, Manuel Manga fala sobre a importância no novo líder para um mundo mais sustentável

Com palestra programada no Ciclos - Congresso Internacional de Sustentabilidade – o professor e coaching fala sobre as características da liderança evolutiva e seu papel nos pequenos negócios.

Ler Mais

Mais Lidas

  • São Paulo será sede do maior encontro da construção verde da América Latina

    São Paulo será sede do maior encontro da construção verde da América Latina

    A 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo vai reunir a cadeia produtiva da construção sustentável para fomentar o conhecimento e a tecnologia voltados à geração de negócios para o setor

    ler mais
  • CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

    CEO da B.R.E. visita Centro Sebrae de Sustentabilidade

    Dr. Peter Bonfield definiu construção como fantástica e elogiou trabalho desenvolvido pela instituição

    ler mais
  • Pela primeira vez em Cuiabá, curso capacita consultores para certificação LEED

    Pela primeira vez em Cuiabá, curso capacita consultores para certificação LEED

    Fruto da parceria entre Sebrae/MT e GBC Brasil, o curso tem como objetivo mostrar práticas sustentáveis em construções e capacitar profissionais para se tornarem consultores LEED GA.

    ler mais
  • Ainda faltam cinco meses para 2017 acabar, mas em 2 de agosto, a humanidade já extrapolou o limite dos recursos

    Ainda faltam cinco meses para 2017 acabar, mas em 2 de agosto, a humanidade já extrapolou o limite dos recursos

    Calculada desde 2000, a data acontece mais cedo a cada ano.

    ler mais
  • Gestores investem em ações sociais e com isto, integram os colaboradores e conquistam a comunidade

    Gestores investem em ações sociais e com isto, integram os colaboradores e conquistam a comunidade