Notícias

Visita internacional

Consul geral da Itália em SP visita CSS

Consul geral da Itália em SP visita CSS

Por Vanessa Brito

Na tarde de ontem (8), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) recebeu a visita de Filippo La Rosa, cônsul geral da Itália em São Paulo. Ele estava acompanhado por Augusto Bellon, diretor do setor escolar do Consulado e por Marli Deon Sette, vice-consulesa da Itália em Mato Grosso. José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor superintendente do Sebrae MT, os recepcionou. A comitiva conheceu o prédio premiado em Londres, em março passado, e também alguns conteúdos das estações interativas.

“Este edifício nos impressiona muito. A primeira coisa que se percebe, quando se chega no subsolo, é a cortina de água, que reduz imediatamente a temperatura. Depois, a miscigenação na arquitetura que soma a tradição dos povos indígenas e a tecnologia, como também a iluminação solar feita com espelhos, criando um ambiente que além de poupar energia, transmite tranquilidade”, disse o cônsul.

“É um lugar relaxante, além de ser agradável e sustentável energeticamente. É muito bonito ver isto e por ser utilizado como amostra para que a sustentabilidade seja ação de pequenas empresas e não só de grandes conglomerados industriais. O Brasil sempre me surpreende. É um país com muitas excelências. Não imaginava encontrar algo como este projeto aqui. Os brasileiros são capazes de fazer coisas incríveis como este prédio”, acrescentou.

A vice-consulesa da Itália em MT afirmou que o estado não conta com um consulado, mas que há muita demanda dos descendentes de famílias italianas. A emissão de passaportes, por exemplo, é intensa. Nos últimos dois dias, foram emitidos 56 passaportes italianos para mato-grossenses. 

O objetivo da vinda do cônsul à MT foi o de aproximar o estado da Itália para ações educacionais, econômicas e culturais, segundo Marli. O diretor do setor escolar do consulado veio para analisar a possibilidade de ser implantado um curso da língua italiana em Cuiabá como ação do Consulado.  

 

 

  • Sexta-feira, 9 de Novembro de 2018
  • Visitas internacionais