Biodiversidade

O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do planeta, sendo considerado pela ONU o primeiro da lista entre os países megadiversos. Além de preservar essa riqueza natural, empresas que respeitam a biodiversidade também conquistam consumidores. De acordo com a pesquisa Barômetro da Biodiversidade 2013, realizado pelo Instituto Ipsos e União para o Biocomércio Ético (UEBT, na sigla em inglês), os consumidores brasileiros são os mais atentos em relação à conservação: 89% esperam que as empresas reconheçam a importância da biodiversidade em suas políticas e 88% acreditam que devem dar sua contribuição pessoal no processo de preservação do meio ambiente.

Além da responsabilidade no processo produtivo e abastecimento de matérias primas, a empresa deve cuidar do entorno de suas instalações.  Com esta premissa, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi projetado de forma a manter a topografia original do terreno, com desnível de seis metros entre as extremidades. Isso evitou um grande movimento de terra e garantiu a manutenção da vegetação local. Esta característica do terreno proporcionou a um auditório para 100 pessoas no subsolo, em forma de meia arena (semi-círculo), onde “as pessoas podem aprender uma com as outras” - um resgate do conhecimento indígena.



O jardim foi projetado para representar os três biomas encontrados no Mato Grosso, Estado onde se localiza o prédio: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Esta iniciativa, além de respeitar a biodiversidade local, proporciona maior durabilidade ao espaço; isso porque as espécies de plantas nativas são adaptadas ao clima da região.

A área com cobertura vegetal paisagística implantada no CSS é de 1.580,00m², que corresponde a cerca de 76,60% da área total. Este espaço é permeável, permitindo a infiltração da chuva da superfície do solo para o lençol freático. Existem 72 (setenta e duas) espécies ornamentais distintas, além de árvores, palmeiras e frutíferas do Cerrado. É válido ressaltar que o agrupamento das espécies favorece a manutenção do paisagismo que acontece de forma individualizada, conforme as necessidades das espécies e do bioma em questão, reduzindo assim despesas com água e energia.

As espécies vegetais locais apresentam consumo de água correspondente ao clima em que se desenvolvem. Aquelas provenientes de climas úmidos consomem mais água, mas oferecem maior serviço ambiental, umidificando o ar e trazendo benefícios ambientais para o microclima, as cidades e para a saúde pública. A rotina de cuidados envolve rega com água captada da chuva e adubação com húmus produzido através da compostagem local. O resultado é um jardim sempre agradável, bonito e com baixo custo de manutenção.

Para atuar na preservação dos indivíduos arbóreos e executar o replantio de espécies, o CSS implantou um viveiro. São produzidas diversas mudas, utilizadas para manutenção do paisagismo.



FAUNA

Com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies animais e vegetais naturalmente presentes no terreno e entorno e atrair a fauna foram construídos abrigos, manjedouras, ninhos de aves, dentre outros. Observa-se no local, a reconstituição do habitat e das condições de vida da fauna presente no terreno. Além disso, o CSS valoriza a biodiversidade, uma vez que os ocupantes do empreendimento (incluindo colaboradores e visitantes) apresentam contato com a fauna e a flora presentes, através das trilhas para visitação.

 

 

Navegue entre os ícones e conheça as outras técnicas utilizadas no prédio:

 

CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE

Av. Hist. Rubens de Mendonça, 3.999 - CPA
Cuiabá/MT
CEP: 78050-904

Telefone: (65) 3648-1200