Energia solar

O sol é um grande parceiro nas atividades do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Além de estar presente por meio da iluminação natural do prédio, provendo ótima eficiência energética, ele também gera 100% do seu consumo de energia elétrica. Em abril de 2016, o Sebrae em Mato Grosso e o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) instalaram duas micro usinas que geram, juntas, 120 kWp (quilowatt-pico), implantadas no telhado da sede do Sebrae em Cuiabá e no estacionamento local.

A instalação reduziu o consumo de energia elétrica da sede do Sebrae MT em 30% e  tornou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) um Zero Energy Building (ZEB) ou prédio zero energia. Os ZEBs são classificados como edificações que geram toda a energia que consomem, podendo comprar ou não essa energia da rede pública ou ainda venderem o excedente. No caso do Centro Sebrae de Sustentabilidade, o excedente gerado é distribuído pela rede da concessionária Energisa e o valor referente descontado na conta mensal da instituição. Ao todo foram instaladas 480 placas fotovoltaicas e o retorno do investimento se dará em cerca de seis anos.

A fatura de energia do prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que em abril/2016 foi de R$ 5.229,60 (consumo de 7.052 kWh), a partir de maio/2016 teve o valor reduzido para R$ 80,36 (tarifa mínima da rede distribuidora para sistemas trifásicos em MT), uma economia de 98,5%.

As duas micro usinas ainda funcionam como unidade demonstrativa para empresários que desejam aprender mais sobre o assunto e também como fonte de pesquisas sobre as variáveis que influenciam a geração de energia solar, tais como temperatura, umidade, insolação, indicadores de rendimento mensal, custos, entre outras.

 

 

Navegue entre os ícones e conheça as outras técnicas utilizadas no prédio:

CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE

Av. Hist. Rubens de Mendonça, 3.999 - CPA
Cuiabá/MT
CEP: 78050-904

Telefone: (65) 3648-1200