Reaproveitamento de materiais

Os resíduos da construção civil são responsáveis por grande parte da geração nacional, além de ter alto impacto no meio ambiente. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), 60% do que é gerado nas cidades vêm da construção civil, e 70% desse total poderia ser reutilizado. São cerca de oito bilhões de reais desperdiçados por ano. Estes dados tornam-se ainda mais alarmantes quando somados a outro fator: grande parte não recebe a destinação correta, e acaba descartada clandestinamente em terrenos baldios, áreas de preservação, vias e logradouros públicos.

O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) foi projetado de forma a otimizar o uso dos recursos e possibilitar mínima geração de resíduos. Foram selecionados materiais de baixo impacto ambiental, e com certificações de procedência, a exemplo das madeiras de reflorestamento. Além disso, materiais foram reutilizados em diversas etapas ao longo da obra. Como exemplo, podemos citar o piso, que foi construído com resíduos de marcenarias, e os puffs feitos com câmaras de pneus.



Em todo o prédio, são encontrados materiais reutilizados para a decoração. Latas substituíram vasos, garrafas demarcam áreas do jardim e pneus viraram floreiras. O objetivo é mostrar que é possível aproveitar os resíduos de maneira criativa, bonita e sustentável.



É importante lembrar que o gerenciamento de resíduos da construção civil possui diretrizes específicas. A Resolução número 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, de 5 de julho de 2002, estabelece critérios e procedimentos, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais.

 

Navegue entre os ícones e conheça as outras técnicas utilizadas no prédio:

CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE

Av. Hist. Rubens de Mendonça, 3.999 - CPA
Cuiabá/MT
CEP: 78050-904

Telefone: (65) 3648-1200