Técnicas construtivas

Localizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e com resgate das culturas indígenas brasileiras.

A edificação foi construída com estratégias de conforto térmico para o clima tropical, integrada com a natureza e com mínimos impactos ambientais. Assim como nas culturas indígenas, é um espaço que traz em sua forma o acolhimento das pessoas e estimula comportamentos criativos e inovadores, além de promover o compartilhamento de conhecimentos.

O prédio do CSS foi desenvolvido com base na orientação do sol (nascente-poente), contemplando beirais que evitam a radiação direta e possível diminuição do conforto térmico. Em forma ogival como nos desenhos das casas indígenas, possui pé direito de 7,5 metros e tem sua aerodinâmica e sua cobertura projetadas em duas cascas (exterior e interior), espaçadas por cerca de 30 cm. Esta prática permite que a água da chuva permeie seu interior para resfriamento natural ao mesmo tempo em que a casca exterior protege a interior. O ar quente é encapsulado e possibilita temperatura interna mais baixa (até 10 graus em relação ao exterior) e constante em todo o pavimento térreo.

Possui um recuo frontal (espaço entre a rua e o térreo) de 10 metros, com o acesso feito por meio de uma passarela coberta, solução que se repete na ligação entre o térreo e a torre. Já o acesso entre o térreo e o subsolo é por meio de escadas (nas partes frontal e traseira) e de uma rampa para portadores de necessidades especiais.

Navegue entre os ícones e conheça as técnicas utilizadas no prédio:

 

O principal objetivo do prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade não é impressionar pela forma, mas, sim, pelo conteúdo que oferece. Ele levanta a bandeira do conhecimento compartilhado para tornar a sustentabilidade, por meio da inovação, uma prática realizável e rentável aos pequenos negócios.

 

 

 

CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE

Av. Hist. Rubens de Mendonça, 3.999 - CPA
Cuiabá/MT
CEP: 78050-904

Telefone: (65) 3648-1200