Quem somos

Um lugar que compartilha conhecimento e inova negócios

A trajetória do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é composta por conquistas de prêmios e certificações nacionais e internacionais, produção e disseminação de conhecimento e exemplo de comprometimento com o conceito que objetiva revolucionar a vida de cidadãos, empresas, instituições públicas e privadas e governos, visando o bem-estar das gerações do presente e do futuro, assim como a continuidade da vida no planeta Terra.

Sabedoria indígena

O projeto arquitetônico do Centro é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutor em habitações indígenas brasileiras.

Em formato ogival, o edifício foi fundamentado na cultura e casas indígenas dos povos do Xingu (especificamente do povo Yawalapiti), consideradas exemplares em termos de arquitetura bioclimática. O processo de construção incluiu a participação de mulheres, reaproveitamento de resíduos (madeiras, pedras, etc) e o projeto se adaptou ao terreno em declive, evitando a terraplanagem e preservando a vegetação nativa.

Benefício da arquitetura

Entre as vantagens e benefícios do projeto, destacam-se: conforto térmico; utilização máxima da iluminação natural; cobertura em duas cascas, que possibilita o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, que é filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim, lavagem de piso e banheiros. Concreto aparente, estruturas de aço e vidros compõem a estrutura do prédio.

Breezes flexíveis permitem o controle da iluminação natural do interior do edifício. A temperatura é sempre cinco graus a menos, no mínimo, do que o ambiente externo. Luminárias solares irradiam a luz natural no interior do prédio, por meio de cilindros de espelhos.

Há, também, uma instalação de vermicompostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas. O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Dez estações interativas sobre diversos temas (resíduos, água, energia, consumo, etc) compõem as visitas guiadas para visitantes.

Auditório

O auditório do Centro no formato de pequeno teatro de arena (como os índios se reúnem para tomada de decisões, etc), tem piso e revestimento feitos de resíduos de madeiras, que possibilita excelente acústica, comporta 100 pessoas. É muito solicitado para eventos de startups, economia criativa, negócios de impacto socioambiental, reuniões e encontros de instituições públicas e privadas, entre outros.

Sol parceiro

Em relação à infraestrutura do CSS e do Sebrae MT, foram implantadas duas microusinas de geração solar fotovoltaica (45 kW e 75 kW), reduzindo o consumo energético do Centro e da sede do Sebrae MT.

Desse modo, o Centro também se tornou exemplo no uso de energia solar para os pequenos negócios. As microusinas demonstram que investir em tecnologia solar reduz custos das empresas e o retorno do investimento ocorre em relativamente poucos anos. Conhecer as microusinas fotovoltaicas é um dos pontos altos da visita guiada ao CSS.

A missão do Centro é introduzir o conceito de sustentabilidade na vida das micro e pequenas empresas e dos empreendedores, enquanto protagonistas e integrantes de um setor robusto e relevante (98,5% das empresas brasileiras) no desenvolvimento sustentável brasileiro. O CSS produz e dissemina conhecimento para subsidiar o Sistema Sebrae no atendimento aos pequenos negócios em sustentabilidade em cerca de 700 postos da instituição distribuídos no país.

O objetivo de todas as iniciativas é estimular o ingresso e a participação desses empreendimentos, o quanto antes, na chamada ‘economia de transição’ ou ‘nova economia’, que considera os resultados econômicos (rentabilidade e lucro), mas também prioriza objetivos ambientais, sociais e culturais.

Prêmios e  certificações

Até o momento, o CSS conquistou as seguintes certificações e prêmios:

. Selo PROCEL Edifica Nivel A em projeto e edificação construída, em 2013;

. Prêmio COBEE (Congresso Brasileiro de Eficiência Energética), em 2014;

.Prêmio ISWA (International Solid Waste Association) para o Guia Prático para a Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, em 2014;

. Finalista do Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, em 2014;

. Certificação BREEAM In-use, classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), em 2016 (foi considerado o prédio mais sustentável da América Latina);

.Prêmio 15º Benchmarking Brasil do Instituto Mais, em 2017;

. Certificação Greenbuilding Council Zero Energy (GBC), em 2017;

. Finalista na categoria Prêmio Regional/ Construções Novas e Em Uso da premiação BREEAM Awards 2018 como representante do Brasil e América no Sul

. Premiado como primeiro lugar em duas categorias do BREEAM Awards 2018, em março de 2018, em Londres, sendo elas: Novas Construções em Uso no Continente Americano, de acordo com júri técnico; e Júri Popular, eleito por pessoas de vários países, via digital, que o consideraram o melhor projeto do certame mundial de construções sustentáveis.

ONU/Nova Iorque

No dia 26 de setembro de 2018, o diretor-superintendente do Sebrae Mato Grosso e idealizador do CSS, José Guilherme Ribeiro Barbosa, apresentou a atuação do Centro no evento da Rede Brasil do Pacto Global nas Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque (EUA), no painel “Sustentabilidade e Comunicação’. 

O CSS foi selecionado pela chamada de iniciativas da Rede Brasil do Pacto Global como um dos casos de sucesso do país relacionados com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 da ONU, e da qual o Brasil é signatário junto a 192 países-membros. 

 breeam awards

Conheça mais: