Casos de Sucesso

Enersud

Enersud

Ramo de atuação: Indústria
Localização: Maricá (RJ)
Tamanho:  1,7 mil m²
Colaboradores:  68
Como o Sebrae ajudou a empresa: Construção do site, design de produtos e embalagens e comercialização


A Enersud é uma empresa fluminense, criada há 11 anos em Marícá (RJ) por um engenheiro aposentado da Petrobras, que produz tecnologia e turbinas eólicas. O foco do negócio está voltado para um dos temas mais desafiantes da atualidade: a geração de energia a partir de fontes renováveis. Luiz César Sampaio Pereira, diretor e criador da Enersud, confessa que ainda sonha com as plataformas de petróleo, mas que atuar na geração de energia de fontes limpas é uma espécie de redenção, após ter trabalhado 35 anos na exploração de combustíveis fósseis.

Desde o início, a Enersud se propôs a desenvolver tecnologia própria e 100% brasileira. Por meio de parcerias com universidades e institutos de ensino técnico, órgãos de fomento à pesquisa , etc, a empresa desenvolve projetos de pesquisa até equipamentos. A unidade do Sebrae no Rio de Janeiro é parceira e apoiadora do empreendimento.

No ano passado, as vendas de turbinas e sistemas eólicos da empresa quase duplicaram.  O empresário atribui o bom resultado à maior divulgação sobre fontes renováveis de energia e à melhoria do poder aquisitivo do brasileiro. “A sustentabilidade é um modo de pensar e agir. Tenho cliente que reduziu o consumo de energia pela metade com a tecnologia eólica”, conta  o empresário.  Muitas pessoas gostariam de gerar a sua própria energia,diz ele.

Patentes

A Enersud conseguiu duas patentes inéditas no país: de um gerador elétrico para turbinas eólicas; e do sistema de controle de velocidade de turbina eólica. A maioria dos sistemas movidos a ventos, instalados no Brasil, é importada e cara, segundo o empresário.

“Vendemos dois produtos: turbinas eólicas e a formação do mercado de energias renováveis no Brasil”, explica. A disseminação de informações é fundamental para o futuro da empresa. Esse mercado ainda é incipiente no país e apenas 5% das consultas de interessados se convertem em vendas, informa.

O principal nicho para os produtos da Enersud  é o setor de telecomunicações. Nos rincões brasileiros, os sinais de TV e internet chegam por meio de repetidores, geralmente instalados nos pontos mais altos, onde há grande potencial de ventos intensos e constantes. “São situações privilegiadas para a instalação de torres com turbinas e sistema eólico”, justifica.

Em locais remotos, a energia eólica, além de ser a única alternativa, é também a mais segura. Os painéis dos sistemas de energia solar são muito valiosos e atraem roubos.  A altura e perigo das torres eólicas reduzem a possibilidade de retirada dos equipamentos para serem vendidos no mercado paralelo.

A fábrica da Enersud não recebe sequer uma gota de água da rede pública. Toda a água de chuva é coletada, tratada, armazenada e usada pela empresa. O prédio praticamente não tem lâmpadas, pois toda a iluminação é natural. Quatro torres eólicas abastecem o consumo de energia do empreendimento. Os resíduos são separados, armazenados e doados para recicladores locais.

  • Sexta-feira, 3 de Novembro de 2017
  • Negócios de Sucesso

Conteúdos relacionados

Gestão Ambiental

Todas as atividades humanas impactam no meio ambiente. Por isso, a gestão ambiental é muito importante para que as empresas minimizem impactos no meio ambiente, desenvolvam atividades lucrativas, com alto valor social, utilizando de man...

Ler Mais
Desenvolvimento social

Desenvolvimento social

Um passo a passo para colocar o desenvolvimento social a favor da sua empresa

Ler Mais

Ultimos Casos de Sucesso

  • 4Y2

    4Y2

    Negócio social ensina inglês a baixo custo para classes C, D e E com metodologia inovadora

    ler mais
  • Café sustentável Kaynã

    Café sustentável Kaynã

    Fazenda Retiro de Santo Antônio apoia a comunidade, destina corretamente seus resíduos, recupera nascentes, refloresta com árvores nativas, recebe visitantes, produz café sustentável certificado e fubá não-transgênico moído em moinho de pedra antigo

    ler mais
  • Cabocla Criações

    Cabocla Criações

    Microempreendedora (MEI) da Cidade de Goiás promove projeto Cabocla Bordando Cidadania para reeducandos da cadeia local; iniciativa recebeu troféus e prêmios estaduais e nacionais.

    ler mais