Casos de Sucesso

Morada da Floresta

Morada da Floresta

Vanessa Brito

A empresa e organização da sociedade civil de interesse público (oscip) Morada da Floresta, da capital paulista, produz composteiras domésticas, fraldas ecológicas reutilizáveis e bioabsorventes. Claudio Spinola e Ana Paula Silva são o casal responsável pela marca.

O empreendimento nasceu da rotina doméstica da família. As composteiras, usadas pelo casal para transformar resíduos orgânicos em adubo para vasos e jardim, agradou os amigos e assim começaram as encomendas. Depois vieram as fraldas, que Ana Paula fazia para os filhos. Acabaram se tornando o segundo produto da Morada da Floresta.  A empresa foi criada há três anos. Hoje conta com seis colaboradores.

 “Há mais de 13 anos, fazemos compostagem em casa. Nossa prática virou negócio”, resume Claudio. A composteira Morada da Floresta é um kit de três caixas, que vem com cerca de 250 minhocas e instruções sobre como tratá-las. Elas são de plástico reciclado e uma empresa parceira as fornece.

As composteiras podem ser instaladas em casa ou apartamento, explica Claudio. Húmus e chorume são produzidos e podem ser usados nas regas e em vasos, jardins, etc A clientela pode escolher entre três formatos, de acordo com a quantidade de resíduos orgânicos gerados: pequeno, médio e grande.  O empreendimento de Claudio e Ana Paula também desenvolve sistemas de compostagem para clubes, hotéis, empresas, refeitórios, entre outros.

Fraldas

A fralda ecológica e reutilizável é feita de algodão absorvente, possui formato anatômico e elásticos caseados, que  possibilitam ajustá-la de acordo com o crescimento do bebê. “Não é necessário comprar fraldas de vários tamanhos”, explica Claudio. Uma calça feita de plástico suave de guarda-chuva complementa o produto. “Vinte fraldas da nossa marca substituem  cerca de 5 mil fraldas descartáveis utilizadas pelos bebês”, compara. As descartáveis são causadoras de problema ambiental, pois não se decompõem.

“Começamos fabricando as fraldas em casa, mas devido ao crescimento da demanda terceirizamos a produção”, informa o empresário. O casal é responsável pelos tecidos, modelagem e pesquisa de opinião sobre o produto junto aos clientes. No momento, a marca está fechando acordo para comercializar as composteiras domésticas e fraldas ecológicas com grandes redes de produtos naturais. É possível conhecer os produtos e comprá-los por meio da loja virtual da Morada da Floresta (www.moradadafloresta.org.br ).

Bioabsorventes

O terceiro produto da marca é o bioabsorvente feminino, conhecido como “mooncup”. Trata-se de um recipiente em plástico especial que substitui os absorventes descartáveis convencionais. De uso interno, é lavável e reutilizável e pode durar até dez anos. Esse produto é bastante conhecido e vendido na Europa, segundo Claudio.

A Morada da Floresta atua também como oscip, ministrando cursos de permacultura, parto natural, entre outros temas.

  • Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016
  • Indústria

Conteúdos relacionados

Gestão Ambiental

Todas as atividades humanas impactam no meio ambiente. Por isso, a gestão ambiental é muito importante para que as empresas minimizem impactos no meio ambiente, desenvolvam atividades lucrativas, com alto valor social, utilizando de man...

Ler Mais
Coleta seletiva (condomínios)

Coleta seletiva (condomínios)

Reciclando oportunidades para o planeta

Ler Mais
Eficiência energética

Eficiência energética

Uma atitude sustentável que gera valor

Ler Mais
Captação de água da chuva

Captação de água da chuva

Renovando a competitividade da sua empresa

Ler Mais
Licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental

Licença para competir no mercado

Ler Mais

Ultimos Casos de Sucesso

  • Biológica Farmácia de Manipulação e Homeopatia

    Biológica Farmácia de Manipulação e Homeopatia

    Instalação de 136 painéis solares reduziram a conta e aumentaram a visibilidade da farmácia sustentável

    ler mais
  • WC Isolamento Térmico

    WC Isolamento Térmico

    Tinta Térmica reduz consumo de energia em 60% e temperatura em até 20%

    ler mais
  • Vida BR Camisetas

    Vida BR Camisetas

    Matar a sede dos sertanejos despertou em Rafael Studart a sede de Inovar. Hoje a Vida BR entrega aos consumidores camisetas de pet reciclado me um ciclo virtuoso de ponta a ponta.

    ler mais