Voltar

Infográficos

Amazônia: Castanha-do-Brasil

A Amazônia é o maior bioma do Brasil, ocupando quase a metade do território nacional. Além de ser a maior reserva de madeira tropical do mundo, possui abundante fonte de riqueza natural como a borracha, a castanha, peixes e diversos outros recursos com grande potencial farmacológico e para uso alimentar. Também abriga grande riqueza cultural, incluindo povos tradicionais que possuem o conhecimentos milenares sobre esse bioma.

Este infográfico aborda o manejo sustentável da Castanha-do-Brasil, um dos produtos mais presentes neste bioma. Além de apresentar alto valor nutritivo, pela alta qualidade de seus aminoácidos e elevado teor de proteína e selênio, as castanhas possuem alto valor comercial. Podem ser utilizadas ao natural, para produção de óleos, leite, farinha de castanha, ou ainda processadas para a composição de alimentos como biscoitos, barra de cereais, chocolates e sorvetes.

 

Sobre a série

A Série Biomas e Ecossistemas do Brasil apresenta exemplos práticos de promoção da conservação e uso sustentável da biodiversidade, promovendo o desenvolvimento de cadeias produtivas. Com ela, você fica sabendo como conciliar oportunidades de negócios capazes de gerar renda para comunidades e valorizar a biodiversidade por meio do conhecimento local.

Baixar Infográficos em PDF