Voltar

Liderança

O que é ser um líder sustentável?

O que é ser um líder sustentável?

Direto ao ponto. Nas minhas palestras sempre ouço seguinte pergunta: O que é ser um líder sustentável? Como eu deveria responder? Existem várias teorias. Respeito a todas. Eu tenho a minha resposta: “As mais importantes características do líder sustentável são o senso de justiça e a visão de longo prazo”.

Parece fácil mas não é. Simples de falar. Difícil de agir assim. Se você pretende realmente ser um Líder Sustentável, não importa qual a atitude que irá tomar. Tenha em mente o seguinte: esta atitude é justa? Ela faz sentido a longo prazo?

Todos sabemos que compete aos líderes tomar atitudes a todo momento. Algumas fáceis e simples, outras difíceis e muito complexas. Não importa o ângulo pelo qual esteja vendo o problema e como pretende tomar a decisão. Volte ao binômio senso de justiça e longo prazo e tomará a decisão correta.

É possível que, durante um período, sua decisão seja contestada e até não gere os resultados esperados – mas quem disse que o líder não erra nunca? O fato é que o líder precisa ter convicção e, neste caso, em se pautando de forma clara pelos ensinamentos acima, na essência ele dificilmente estará errado. Lembre-se: senso de justiça não é agradar a todos. É fazer de modo ético o que é preciso ser feito.

Imagino que, neste momento, esteja se perguntando o que seria senso de justiça. De modo muito simples é se utilizar de todo conhecimento e discernimento para julgar de forma correta. Se fizer isto e ainda ter uma clara visão de longo prazo, acredite, terá uma atitude de um Líder sustentável.

É fato que gerenciar negócios e pessoas é algo que requer extrema habilidade, conhecimento, atitude, senso de oportunidade, inteligência emocional, competência técnica, sensibilidade, estômago, ter ética, promover ações sociais e ecologicamente sustentáveis, ter visão estratégica e ainda gerar lucro para donos, sócios e acionistas.

Pense sobre isto. Eu acredito que faz todo sentido e que vale uma reflexão sobre o assunto. Imagino que pensando assim se abrirá uma nova forma de compreender a liderança sustentável. E tenha certeza que precisamos muito de líderes sustentáveis. São eles que nos levarão ao encontro de um futuro mais promissor. Quem sabe um deles poderá ser você.

Fonte: Airton Carlini, Blog do Management

  • Sexta-feira, 3 de Novembro de 2017